Vítimas de racismo no torneio em 2001, irmãs vão manter boicote mesmo com risco de punição pela WTA
Rodrigo Linhares em 7 de Novembro de 2008 às 19:19
Racismo fez torneio de Indian Wells perder duas das principais estrelas do circuito feminino. |
Um dos capítulos mais polêmicos do novo calendário sugerido pela WTA para as tenistas em 2009 será a participação das irmãs Williams no torneio de Indian Wells.
A competição é uma das mais importantes do mundo e estará entre os eventos que devem ser jogados obrigatoriamente pelas dez primeiras tenistas do ranking na próxima temporada. A punição para a ausência nestes torneios será suspensão da jogadora.
No entanto, Venus e Serena se recusam a participar de Indian Wells desde 2001, quando foram vítimas de comentários racistas. Grandes estrelas do circuito feminino, as irmãs Williams continuam garantindo que não vão jogar o torneio na próxima temporada.
"Não vou jogar em Indian Wells. Aconteceram coisas desagradáveis lá. Eu disse a Larry Scott (presidente da WTA) que certos fatos não deveriam ter acontecido, especialmente por eu ser afro-americana" afirmou Serena em reação às obrigações do novo calendário da WTA.
No início desta semana, o presidente da WTA se reuniu com as principais jogadoras da temporada, em Doha, onde as tenistas disputam o Masters para debater o calendário de 2009 e ainda tenta convencer as irmãs a jogar o torneio de Indian Wells no próximo ano.
"Tivemos uma conversa em tom mais emocional. Estou sensível às causas levantadas por elas, mas não tenho dúvidas de que gostaria de vê-las novamente por lá", afirmou Larry Scott.
A situação não deve ser resolvida facilmente, nenhum dos lados parece disposto a fazer concessões.