Venus Williams será o grande destaque de primeira edição do WTA de Florianópolis

Torneio da CBT será realizado no fim de fevereiro e terá total de 19 atletas top 100; brasileiras terão, a princípio, direito a dois convites para a chave

Matheus Martins Fontes, De São Paulo em 15 de Janeiro de 2013 às 16:27

Na tarde dessa terça-feira, foi anunciada, no Prédio dos Correios, em São Paulo, a realização da primeira edição do WTA de Florianópolis, batizado de Brasil Tennis Cup, que marca a volta de um evento de primeira linha após 11 anos. A competição, no valor de US$ 235 mil, será disputada nas quadras rápidas da Federação Catarinense de Tênis entre 23 de fevereiro e 3 de março e vai trazer grandes nomes do tênis feminino, entre elas a norte-americana Venus Williams, ex-número 1 do mundo.

Venus Williams encabeça lista de inscritas para o WTA de Florianópolis

Vencedora de sete Grand Slams em simples, Venus, aos 32 anos e em 26º lugar no ranking, será a principal cabeça de chave do torneio, seguida da cazaque Yaroslava Shvedova, 28ª do mundo.

O evento ainda vai trazer a espanhola Anabel Medina Garrigues, 52ª e campeã da Hopman Cup com Fernando Verdasco, a jovem promessa britânica Laura Robson, 53ª, a israelense Shahar Peer, 90ª, e a veterana japonesa Kimiko Date Krumm (100ª), de 42 anos e jogadora mais velha a vencer uma rodada no Australian Open - passou pela russa Nadia Petrova nessa terça-feira.

O palco do WTA fica localizado na Avenida Beira-Mar, em Floripa, local que já sediou grandes eventos como a Copa Davis. Em 2001, o Brasil enfrentou a Austrália e foi derrotado por 3 a 1 com grande atuação de Lleyton Hewitt mesmo coma presença de 15 mil pessoas nas arquibancadas, maior público registrado em confrontos pelo torneio no país. A ideia é que o local da competição seja utilizado depois para treinamentos e para a comunidade local.

Teliana Pereira deve ganhar um dos convites para jogar chave principal
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jorge Lacerda, o país terá, no mínimo, duas representantes na chave da disputa, por conta de convites. A WTA tem direito a mais duas tenistas convidadas e o plano é tentar, até o último momento, atrair alguma jogadora top 20. A francesa Marion Bartoli chegou a abrir negociações, mas não houve sequência na transação.  

O prazo para haver sucesso na possível vinda de alguma jogadora top é até 15 dias antes do início da competição. Caso a WTA abrir mão de um convite, ele será repassado a uma terceira jogadora brasileira.

"É muito importante para o tênis feminino. Com esse evento, teremos uma maior visibilidade e vamos atrair mais apoiadores. É uma motivação para as meninas que estão na luta há tempos e as que estão começando no circuito", disse Teliana Pereira, 162ª do ranking e melhor brasileira do ranking, em vídeo exibido diretamente da Austrália, onde a atleta disputou o qualifying do Aberto da Austrália.

Confira a lista das 22 jogadoras do WTA de Floripa:
1.
Venus Williams (EUA) - 26º
2. Yaroslava Shvedova (CAZ) - 28º
3. Kirsten Flipkens (BEL) - 43º
4. Monica Niculescu (ROM) - 49º
5. Anabel Medina Garrigues (ESP) - 52º
6. Laura Robson (GBR) - 53º
7. Petra Cetkovska (TCH) - 57º
8. Magdalena Rybarikova (SVK) - 64º
9. Chanelle Scheepers (AFS) - 65º
10. Annika Beck (ALE) - 71º
11. Timea Babos (HUN) - 73º
12. Camila Giorgi (ITA) - 74º
13. Galina Voskoboeva (CAZ) - 80º
14. Nina Bratchikova (RUS) - 87º
15. Stefanie Voegele (SUI) - 89º
16. Shahar Peer (ISR) - 90º
17. Melinda Czink (HUN) - 97º
18. Kristina Mladenovic (FRA) - 98º
19. Kimiko Date-Krumm (JAP) - 100º
20. Olga Puchkova (RUS) - 107º
21. Mirjana Lucic-Baroni (CRO) - 108º
22. Garbine Muguruza (ESP) - 112º


A última vez que o Brasil sediou um evento deste nível foi em 2002, na Costa do Sauípe, na Bahia, quando a russa Anastasia Myskina, campeã de Roland Garros dois anos mais tarde, venceu a decisão contra a grega Elena Daniilidou. Um ano antes, a americana Monica Seles se tornou campeã ao bater a australiana Jelena Dokic, que ainda jogava sob a bandeira da Sérvia.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

Musas do tênis quase mostram o que não devem em treino numa quadra de espelhos na Austrália

WTAconfirma Rio de Janeiro e Brasilpassará a ter dois torneios a partir de 2014

+Serenacoloca mulheres para malharem os glúteos ao lançar aplicativo com série de exercícios

Jornal cogita suposto namoro de Maria Sharapova com "novo Federer"

Sharapova já promete em 2013 e estampará capa de janeiro da revista Glamour na Rússia

+Engraçada ou racista? Wozniacki é criticada por imitação de Serena Williams em São Paulo

ESPECIAL:Quem jogará o WTA brasileiro? - A Revista TÊNIS fez um levantamento do número de torneios e de jogadores (homens e mulheres) no ranking desde 2000 para entender como o torneio WTA - que ocorrerá em 2013 - pode ajudar a mudar a perspectiva do tênis feminino brasileiro  (Confira!)

Notícias

Mais Notícias