Toni Nadal falou sobre a determinação de Rafa e espera mais um grande ano em 2009
Rodrigo Linhares em 4 de Dezembro de 2008 às 14:39
"Com o talento de Roger Federer, Rafael Nadal não perderia nenhum jogo", declarou Toni Nadal, ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport. O tio e treinador do melhor tenista de 2008 não escondeu que a maior força de seu pupilo está em sua determinação e não no talento puro. "Sua grande capacidade é manter a bola dentro da quadra. Tem grande habilidade tenística, mas não é excepcional. Ele foi inteligente em manter a mesma equipe de trabalho e até mesmo a mesma namorada que mora na sua cidade".
Tio acredita que sobrinho poderia ser ainda melhor com talento de Federer |
O tio falou sobre sua parcela na formação do número 1 do mundo. "A educação ele aprendeu com seu pai. Comigo ele aprendeu a se disciplinar, ser sempre duro e não buscar desculpas. Muitos conseguem ganhar, mas poucos fazem isso por muito tempo. Esperamos que em 2009 ele consiga seu 5o. título de Roland Garros".
Mesmo prevendo mais um bom ano para Nadal em 2009, Toni contou que não imagina ver seu sobrinho em ação depois dos 30 anos. Segundo ele, isso não se deve somente à seu estilo de jogo, mas ao fato dele começar no circuito profissional muito cedo. "Rafa já tem seis anos de circuito e fez grandes esforços com um corpo em formação. Não o vejo em quadra aos 30 anos, mas a explicação é que ele joga nos profissionais desde os 16", disse Toni.
Após o grande ano de Rafa em 2008, a próxima temporada promete ser uma das mais emocionantes do circuito masculino. Enquanto o espanhol terá muitos pontos para defender e não se sabe exatamente qual será sua condição física durante a temporada, Federer quer retomar a liderança do ranking e vencer dois Grad Slams para bater o recorde de conquistas de Pete Sampras. Além da dupla que dominou o circuito nos últimos anos, Novak Djokovic e Andy Murray também aparecem como reais candidatos aos principais torneios do ano.