Ex-diretor de jornalismo da rede Globo, o jornalista ajudou a popularizar o esporte
Da redação em 29 de Março de 2010 às 08:36
Aremando Nogueira, ao lado de Nanda Alves (dir) e Juliana Maggi |
Diretor de jornalismo da rede Globo de televisão, Armando - que criou e dirigiu programas como Jornal Nacional e Globo Repórter - foi, ao lado de Rui Viotti, falecido em 2009, um dos introdutores da modalidade na televisão brasileira. "Armando Nogueira colocou o tênis na TV Globo. Em 82, eu transmiti Roland Garrose Wimbledon, domingo de manhã", lembra o jornalista Álvaro José, hoje na TV Record.
Acreano, o aviador Armando chegou ao Rio de Janeiro, então capital federal, ainda moço, sem nem ter completado a segunda década de vida, para estudar direito. Mas se os planos o encaminhavam para os tribunais, o destino e a vocação o levaram para o jornalismo, e para perto do futebol e do Botafogo, sua paixão carioca.
O amor por outros esportes se revelou aos poucos, um a um ao longo dos anos. E de todos estes, o tênis, ao lado do futebol, foi o mais arrebatador. Armando, que passou a praticar a modalidade já adulto, era fã incondicional de classe de Roger Federer, a quem considerava um dos maiores estilistas a quem já vira em ação. O poeta também era admirador da garra de Fernando Meligeni. "Conheci poucos esportistas tão obstinados como Meligeni", dizia.
De Thomaz Bellucci, a nova estrela do tênis brasileiro, Armando não teceu comentários. Nos últimos anos o jornalista vinha sendo consumido por um câncer no cérebro. Azar do paulista, seus feitos seriam ainda maiores nas palavras de Armando Nogueira, o poeta do esporte e do tênis.
Mais notícias sobre o mundo do tênis fora das quadras...
+ "Andarei sorrindo pelos corredores", diz Federer sobre Roland Garros
+ Pai de Wickmayer critica Clijsters e Henin e abre polêmica no tênis belga
+Del Potro vai à La Bombonera prestigiar o Boca Juniors
+ Após animar fãs, Federer descarta jogar na América do Sul
+ Em "preparação" para Miami,Roddick enfrenta astro da NBA em partida de 21
ESPECIAL:Para a história - Para a alegria do fã Armando Nogueira, Roger Federer se tornava o maior recordista de títulos de Grand Slam em todos os tempos (Confira!)