Norte-americanos são rivais no tênis e na literatura
Luiz Pires em 21 de Agosto de 2007 às 20:48
A rivalidade entre os norte-americanos James Blake e Vincent Spadea extrapola as quadras. Nesta terca-feira, durante as disputas do ATP de New Haven, os dois tenistas voltaram a trocar.
Capa da biografia de Spadea |
Cinco anos mais velho que Blake, Spadea parece estar enciumado com o sucesso de vendas da biografia lancada há poucos meses pelo seu compariota.
Poucas horas antes da sessão de autógrafos que Blake costuma promover nos torneios para divulgar livro, Spadea, que publicou sua biografia no ano passado, falou sobre seu rival nas quadras e na literatura. "Eu não acho que existem tantas pessoas interessadas em seu livro. Apesar do clima animado que foi criado em torno de seu lançamento, ele não traz nada de significante para a minha vida", disse o tenista, 64º colocado no ranking da ATP.
No mês passado, quando foi incitado a comparar as duas obras, Blake também fez questão de alfinetar Spadea, dizendo que seu livro se aproximava mais de uma ficção do que de uma biografia. Apesar de ter uma carreira muito mais brilhante do que a de seu rival, Blake contabiliza seis derrotas e apenas duas vitórias diante de Spadea.
Obra de James Blake |
O episódio que pode explicar o clima pouco amistoso entre os tenistas está descrito no livro de Spadea. Além de criticar o jogo e a personalidade de Blake, em uma passagem de sua obra, Spadea conta, em tom irônico, que em um dos 8 confrontos que travaram no circuito profissional, no ATP de Vienna, Blake ficou irritado com sua demora para retornar dos vestiários, já que havia solicitado um intervalo para ir ao banheiro durante a partida. Spadea também causou irritação e constrangimentos à alguns atletas ao revelar acontecimentos dos bastidores do circuito em seu livro.
A briga dos dois tenistas promete esquentar nos próximos dias, já que eles podem se enfrentar nas quartas-de-final em New Haven.