Mudanças serão feitas depois de muito protesto dos jogadores australianos
Da redação em 30 de Novembro de 2006 às 06:44
A companhia responsável pela manutenção das quadras do primeiro Grand Slam do ano, o Aberto da Austrália, já começou a preparar o palco para a edição de 2007 do evento. Mas com uma diferença: este trabalho começou bem mais cedo do que o usual, o que pode deixa o jogo mais rápido.
A discussão começou em 2000 quando os especialistas em saibro reclamaram da alta velocidade das quadras. A organização atendeu os pedidos destes tenistas e deixou o jogo mais lento. Porém, o quarteto australiano formado por Lleyton Hewitt, Patrick Rafter, Mark Philippoussis e Wayne Arthurs protestaram depois, chamando a superfície de "saibro verde'.
Segundo o organizador do Aberto, Craig Tiley, as quadras passarão por sete dias de tratamento. Primeiramente, o trabalho será realiza na Vodafone e Rod Laver Arena, principais palcos de disputa do evento. Para depois, a manutenção ir às outras quadras do complexo de Melbourne.
'O objetivo desde o início foi entregar uma quadra consistente e uniforme do primeiro ao último dia de disputas", disse Tiley. "Estamos trabalhando para conseguir o melhor resultado. Ano passado esta fase de preparação só foi realizada no fim de dezembro", completou.
Tiley afirma que, como as quadras ficarão prontas antes, muitos jogos serão realizados antes do início do Aberto da Austrália. Por isso, eles irão passar uma substância depois para deixa-la pronta, ao contrário do passado quando era usada apenas uma vassoura para limpar as superfícies. São estas mudanças que deixaram o jogo bem mais rápido, favorecendo Roger Federer e atrapalhando Rafael Nadal.