Por cuidado com joelho, Rafael Nadal usa tecnologia da Nasa em volta às quadras

Espanhol jogará com fita antigravidade, que vai rodear corpo da cintura para baixo e controlará o ar nas suas pernas, fazendo-o correr sem riscos

Da redação em 26 de Dezembro de 2012 às 17:34

Mesmo recuperado de uma grave lesão no joelho esquerdo, que o tirou das quadras desde junho, o espanhol Rafael Nadal promete todo cuidado necessário desde o momento em que voltar a pisar em uma quadra de tênis. O jornal El País divulgou que o número 4 do ranking jogará os primeiros torneios de 2013 com o auxílio de uma fita antigravidade, projetada pela Nasa.

Nadal vai jogar os primeiros eventos de 2013 com uma proteção "espacial" no joelho
O equipamento consiste de um plástico futurista que rodeia o corpo de Nadal da cintura para baixo, uma máquina controla a quantidade de ar ao redor das pernas do jogador, fazendo com que o espanhol corra sem prejudicar o local.

"O titã do saibro se cura como se fosse um astronauta. A tecnologia foi idealizada pela Nasa com um objetivo oposto: gerar gravidade artificialmente para combater a deterioração muscular e óssea dos enviados ao espaço", publica o diário.

Com Nadal, o equipamento é destinado para diminuir o peso corporal para que os joelhos do jogador sofram menos impacto. Segundo Francis Roig, técnico de Nadal e que acompanha o atleta nos torneios em que o tio Toni não está presente, a máquina rebaixa o peso entre "10% e 15%". Segundo os dados da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Rafa tem 85kg.

A precaução é válida já que Nadal voltará às quadras após um longo período de inatividade, aliado ao fato de que os primeiros eventos serão realizados em quadras duras, superfície onde os joelhos sofrem maior desgaste. O heptacampeão de Roland Garros reclamou das dores desde março, no Masters 1000 de Indian Wells, porém soube suportar até seu sétimo título em Paris.

Durante Wimbledon, o problema se agravou e Nadal acabou se afastando do circuito após a eliminação em Londres. Com isso, o tenista de 26 anos perdeu competições importantes do calendário como as Olimpíadas, o US Open, o ATP Finals e a final da Copa Davis.

Nadal era esperado para jogar uma exibição em Abu Dhabi no dia 28 de dezembro, porém alegou infecção estomacal e abriu mão do evento. Seu retorno oficial às quadras está marcado para o ATP 250 de Doha (Catar), que começa na semana que vem. A competição servirá de preparação para o jogador que disputará o Aberto da Austrália, a partir do dia 14 de janeiro.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Com infecção estomacal, Nadal desiste de exibição em Abu Dhabi e adia retorno às quadras

Nadal confirma presença em novo torneio no saibro e busca o octa no ATP 500 de Barcelona

Nadal se diz emocionado por volta às quadras e considera exibição em Abu Dhabi "um teste decisivo"

ATP de Viña del Mar prepara oferta de R$2,5 milhões para trazer Rafael Nadal em 2013

Empolgado, Nadal confirma retorno às quadras na exibição em Abu Dhabi

Nadal "descarta" chances de título na Austrália e mantém foco na defesa do reinado emRoland Garros

Inspirado em "Rocky", Nadal avisa que retorno às quadras está próximo

Nadal se apoia em vídeo motivacional para superar lesão no joelho e voltar com tudo em 2013

ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Notícias

Mais Notícias