Número um do mundo derrotou James Blake na final
Gustavo Pereira em 19 de Novembro de 2006 às 08:54
1 hora e 37 minutos. Este foi o tempo que o suíço Roger Federer precisou para vencer o norte-americano James Blake em três sets, 6/0, 6/3 e 6/4, na final da Masters Cup de Shangai. Este foi seu 12º título no ano.
Federer começou arrasador. Distribuía aces e winners do fundo de quadra. Blake até que não jogava mal, mas quando o suíço está no topo do seu jogo, é quase impossível pará-lo. Com três quebras de serviço, o número um do mundo aplicou um "pneu" em 20 minutos.
No segundo set, Blake tentou mudar o ritmo do jogo. Saque e voleio, bolas anguladas, slices. Mas nada adianta. Federer era como um rolo compressor. Por melhor que o norte-americano jogava, o suíço sempre tinha uma resposta superior.
E assim a partida ia. Federer sempre à frente no placar. O suíço estava tão confortável em quadra que relaxou no final do terceiro set. Ele liderava por 5/2 e sacou para fechar a partida, mas Blake conseguiu sua primeira e única quebra na partida. Mas em 5/4, o suíço não hesitou e, após um erro do norte-americano, soltou um grito de campeão.
Com o título, Federer consegue quebrar alguns recordes. É o primeiro tenista na história a acabar uma temporada com mais de 8 milhões de dólares em premiação. E é o primeiro jogador a conseguir mais de 90 vitórias em um ano.
A campanha na China fará com que Federer passe dos 8000 pontos no ranking de entrada. Ele tem 3900 de vantagem para o espanhol Rafael Nadal, segundo colocado. Já Blake pula da oitava para a quarta posição, sua melhor posição em toda sua carreira. Mas o norte-americano continua sendo freguês do suíço. Agora são seis derrotas em seis partidas realizadas.