Aberto da Austrália sacode a ATP
Da redação em 21 de Janeiro de 2008 às 15:42
A definição das quartas-de-final da chave masculina do Aberto da Austrália já promove mudanças no ranking de entradas mesmo a seis dias da decisão. As campanhas do russo Mikhail Youzhny e do norte-americano James Blake os colocaram novamente no top 10, na oitava e nona colocação, respectivamente. Já o espanhol David Ferrer está a 10 pontos de roubar o quarto posto de Nikolay Davydenko.Youzhny vibra com vaga nas quartas
Quem tem chance de subir ainda mais é Youzhny. 14º colocado no ranking antes do Aberto da Austrália, o russo está temporariamente como o número 8 do mundo, mas pode ultrapassar o francês Richad Gasquet, caso supere Jo-Wilfried Tsong, tenista de pior ranking a alcançar as quartas-de-final.
Em compensação, Blake terá de enfrentar o suíço Roger Federer. Em sete confrontos realizados diante do número 1, o norte-americano venceu apenas um set e precisará quebrar esse tabu para continuar vivo no primeiro Grand Slam da temporada.
Ferrer, no momento, está 10 pontos atrás de Davydenko na disputa pelo quarto lugar: 2725 contra 2715. Nas quartas-de-final, o espanhol também terá um adversário forte. Pegará o sérvio Novak Djokovic, número 3 do mundo. Nos cinco confrontos entre eles, Ferrer venceu três, inclusive o último, na Masters Cup, por duplo 6/4.
O chileno Fernando González e o alemão Tommy Haas, entretanto, são os que mais cairão no ranking. O primeiro defendia a final do ano passado, mas foi eliminado na terceira rodada. Assim, deixará a sétima posição para a 23ª. González ainda pode ser ultrapassado pelo finlandês Jarkko Nieminen e por Tsonga.
Haas chegou à semifinal em 2007 e não disputou a edição deste ano devido a um problema no ombro direito.