Da redação em 3 de Julho de 2009 às 10:14
Especialistas em vinho se utilizam do gosto e do odor para identificar os tipos de vintages durante as estações. Para ajudá-los, pesquisadores franceses deram um passo a frente e desenvolveram um aparelho que pode identificar um vinho no momento em que fica pronto e, até mesmo, em qual barril ele foi fermentado.
A nova técnica explora a complexa e única mistura de componentes que existe dentro de cada garrafa. Usando uma espécie de nariz eletrônico, eles analisaram os compostos presentes em amostras de vapor de vinho para a produção de detalhadas assinaturas químicas, que podem ser colocadas em um banco de dados para identificar a fonte do vinho.
Isso significa que o "Nariz" pode dizer exatamente de que variedade de uva o vinho é feito, de que região é a vinha onde foi produzido e a origem da madeira do barril.
O pesquisador Regis Gougeon, da Universidade de Borgonha, na França acredita que o desenvolvimento do equipamento pode revolucionar o mercado dos vinhos. "Vários processos podem subitamente mudar as características do vinho. Essa nova tecnologia vai tornar o domínio sobre a produção muito maior", argumentou.
Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+Vinho espanhol será servido no Vaticano
+ Turismo do vinho ganha mais adeptos na Espanha
+ Vinho brasileiro entra na cena mundial
+ Instituto dedicado a estudar vinhos é Inaugurado em Bordeaux
+ Universidades espanholas recrutam voluntários interessados em beber vinho