Espanhol busca o recorde de 12 títulos no mesmo torneio
Da redação em 24 de Abril de 2019 às 12:51
Foto: Divulgação/Masters de Monte-Carlo
Rafael Nadal deu início a sua busca pelo 12º título no ATP 500 de Barcelona nesta quarta-feira (24). Segundo melhor tenista do planeta, ele superou na manhã desta quarta-feira (24) o Leonardo Mayer, anotando parciais de 6/7 (7-9), 6/4 e 6/2 em 2h49.
Se for campeão nesta semana, Rafa fará história e será o primeiro tenista da história dentro do circuito masculino a conquistar doze troféus em um mesmo torneio durante a Era Aberta. Hendecacampeão também em Monte-Carlo e Roland Garros, o natural de Manacor, na ilha de Mallorca, ele busca mais um recorde para sua extensão coleção.
Leia mais:
+ Thiem aplica backhand maravilhoso em jogo contra Schwartzman no ATP de Barcelona; assista
+ Zverev leva virada de chileno e cai na estreia em Barcelona; Thiem e Tsitsipas avançam
Garantindo agora nas oitavas de final em Barcelona, Rafa precisará medir forças com seu velho amigo David Ferrer, que faz no ATP 500 espanhol o penúltimo torneio da carreira. Tenista de 37 anos, que tem sua aposentadoria marcada para o Masters 1000 de Madri, Ferrer venceu sua segunda partida na competição no início da rodada desta quarta. Depois de bater o alemão Mischa Zverev na estreia, ele derrotou desta vez o francês Lucas Pouille com parciais de 6/3 e 6/1 depois de pouco mais de 1h16.
Playing in his final @bcnopenbs, @DavidFerrer87 is into R3! 👊
— ATP Tour (@ATP_Tour) April 24, 2019
Do you know the year Ferrer debuted in Barcelona? 🤔 pic.twitter.com/unMmLGOlnL
Nadal e Ferrer já jogaram 31 vezes desde 2004, quando o natural de Valencia superou o então promissor compatriota no ATP de Stuttgart. Canhoto de 32 anos, Rafa venceu 25 dos duelos realizados com David, seu amigo e companheiro em dois títulos de Copa Davis (2009 e 2011).
Na última partida entre eles, pelo US Open de 2018, Ferrer precisou desistir da partida que marcava sua despedida dos torneios da série Grand Slam por conta de uma lesão na panturrilha esquerda, quando o placar marcava 6/4 e 3/4.
En 14 participaciones, @YacaMayer es el primer jugador que gana un set a @RafaelNadal en su primer partido en el #bcnopenbs! 😮 pic.twitter.com/JJozJ9kKIT
— Barcelona Open Banc Sabadell (@bcnopenbs) April 24, 2019
O bom duelo com o também saibrista Mayer teve a primeira chance de quebra somente no oitavo game, quando Nadal conseguiu marcar 5/3. O maiorquino então sacou para o set, mas viu seu oponente lutar e diminui a vantagem. O jogo seguiu aguerrido até o tie-break, quando Leonardo salvou dois set points, virou o placar e saiu na frente da disputa.
Com a necessidade de vencer dois sets para vencer a partida, Rafa foi sagaz e superou o serviço do adversário logo na primeira oportunidade na segunda parcial. Ele continuou consistente no saque (onde conseguiu 76% de aproveitamento no 1º e 73% no 2º durante a parcial) e evitou o único breakpoint de Mayer para igualar em 1 a 1 o jogo.
No terceiro e decisivo set, Rafa manteve o embalo e sacramentou a dura vitória em Barcelona. Para isso, ele foi bem nas devoluções e conseguiu duas importantes quebras no quinto e no sétimo game. Logo na sequência, ele foi bem no saque e liquidou o placar.
Confira uma grande jogada de Nadal na partida:
Rafa stepping it up a gear 😳@RafaelNadal #bcnopenbs pic.twitter.com/hxfF5uGS4Z
— Tennis TV (@TennisTV) April 24, 2019