Quatro melhores do mundo, tenistas escolhem diferentes locais para pré-temporada
José Eduardo Aguiar em 10 de Dezembro de 2008 às 12:11
Para as pessoas normais, o inal de ano costuma ser um período de descanso, onde se pode curtir as festas e descansar para a volta ao trabalho, em meados de janeiro. Porém, quando se fala de atletas profissionais, essa época é de muito trabalho e suor. Assim, os quatro melhores tenistas do mundo já trabalham duro visando a próxima temporada.
Disparado o melhor jogador do ano, fato confirmado com a liderança no ranking, Rafael Nadal escolheu sua cidade natal para se preparar. O espanhol está em fase final de recuperação de uma tendinite no joelho e já começa a trabalhar mais duro em Manacor.
Já Roger Federer, que não teve o ano que esperava, quer voltar à primeira posição em 2009, e para isso escolheu a milionária cidade de Adu Dhabi, nos Emirados Árabes. Lá mesmo, logo no primeiro dia do ano, o suíço participará de um torneio exibição ao lado de Nadal e Roddick.
Atual campeão do Aberto da Austrália, Novak Djokovic sabe que terá que estar muito bem para defender o seu título. A disputa promete ser boa, já que alguns jovens tenistas começam a ser incluídos na lista de favoritos, como o argentino Juan Martin Del Potro e o francês Gilles Simon. O local escolhido para a preparação foi as belas montanhas de Sankt Anton, na Áustria. Lá, teve a companhia de Marat Safin, que parece ter desistido da idéia de aposentadoria.
Tenista que mais evoluiu em 2008, considerando os quatro melhores do ranking, Andy Murray é o queridinho de algumas das maiores lendas da historia do tênis, como Borg e McEnroe, que chegaram a colocar o britânico como próximo número um do mundo. Para não decepcioná-los, Murray foi à Universidade de Miami, onde conta com uma equipe forte trabalhando em seus treinamentos. A preparadora física Jez Green e o ´sparring´ Ross Hutchins, número 559 do mundo, acompanham o escocês na Flórida.
Apesar das distintas preparações e dos locais variados, o objetivo dos quatro melhores tenistas do mundo na atualidade certamente é o mesmo para o início da temporada. Quem conseguir vencer o primeiro Grand Slam do ano, em Melbourne, dará um importante passo rumo ao topo do ranking mundial. Nadal que se cuide, 2009 promete!