Nadal é o rei das devoluções em 2008

Dados da ATP mostram o sucesso de Rafa recebendo o saque dos adversários

Rodrigo Linhares em 4 de Dezembro de 2008 às 15:58

Ninguém é tão perigoso quando está recebendo o saque
Se existe algum jogador no circuito contra o qual ninguém quer sacar, com certeza é Rafael Nadal. Números divulgados no site da ATP mostram que o melhor tenista do mundo também foi o rei das devoluções em 2008.

De quatro categorias analisadas, o espanhol é o melhor em três. Ninguém venceu tantos pontos recebendo primeiro saque, segundo saque e nenhum outro tenista quebrou tantos serviços dos adversários. Rafa só é superado no aproveitamento de break points. Nesta categoria, ele aparece em terceiro, atrás de Novak Djokovic e David Nalbandian.

A devolução de saque é apontada por muitos especialistas como o fundamento que mais evoluiu no tênis nos últimos anos. Tirar a vantagem dos sacadores, sem dúvida, ajudou muito Nadal a alcançar o número 1 do mundo e a terminar a temporada de 2008 com um incrível recorde de 82 vitórias em 93 partidas disputadas.

Em 2007, Nadal tinha sido o melhor apenas no quesito devolução de primeiro saque. Neste ano, além do sucesso nas estatísitcas de devolução o espanhol também brilhou nos números de seu saque. Em seis categorias, Nadal ficou entre os dez melhores em quatro. Foi o melhor em pontos vencidos com o segundo saque; número 2 em porcentagem de primeiro saque; quarto tenista que mais venceu games servindo e o quinto melhor do mundo em break points salvos.

Notícias

Mais Notícias