Média de idade entre os tenistas no top10 é a menor desde 1993

Quatro jogadores terminaram o ano no seleto grupo pela primeira vez na carreira

José Eduardo Aguiar em 16 de Dezembro de 2008 às 08:31

Quando Rafael Nadal garantiu o primeiro lugar no ranking mundial até o final da temporada, não só estava representando sua afirmação como melhor tenista do circuito como também evidenciava uma ascensão dos tenistas mais jovens entre os melhores do mundo. Este ano, seis tenistas que completaram a temporada no top10 tem menos de 23 anos, com a média dos jogadores neste seleto grupo sendo de 23.8 anos de idade, a menor desde 1993.

Del Potro é o mais jovem no top10
Em 2008, quatro tenistas apareceram entre os dez melhores pela primeira vez. O mais novo deles é o argentino Juan Martin del Potro, com apenas 20 anos. Além dele, Andy Murray (21 anos), Jo-Wilfried Tsonga (23) e Gilles Simon (23) também debutaram na importante lista.

Na primeira colocação, Rafael Nadal se tornou o número um mais jovem desde Andy Roddick, em 2003. Entre os ´veteranos´, James Blake é o top10 mais velho da atualidade, com 29 anos a serem completados no próxima dia 28. Depois dele, aparecem Nikolay Davidenko, com 27 anos, Roger Federer, também com 27, e Andy Roddick, hoje com 26.

Durante a disputa da Masters Cup de Xangai, o ex-número um Roger Federer foi questionado sobre a ascensão dos tenistas mais jovens entre as primeiras colocações. "Muitos garotos estão jogando um grande tênis neste momento", comentou o suíço. "Estou muito ansioso para saber o que farão na próxima temporada. Acho que vem ai um grande ano para todos nos".

Notícias

Mais Notícias