Manuel Santana ainda se considera o melhor espanhol da história
Luiz Pires em 16 de Maio de 2007 às 07:58
Mesmo com as recentes conquistas de Rafael Nadal, Manuel Martinez Santana, de 69 anos, ainda é considerado o maior tenista espanhol de todos os tempos. Com dois títulos em Roland Garros, Manolo, poderia ser facilmente superado pela jovem revelação espanhola, mas suas conquistas em Wimbledon e no U.S. Open são os diferenciais que farão Nadal suar muito para tentar ocupar seu posto.
Santana em ação na década de 60 |
Ao comentar sobre a invencibilidade de Nadal no saibro, Santana reconhece que seu compatriota é um fenômeno inédito no país. "Com certeza ele é o melhor da história do tênis espanhol no saibro. Não só pela sua energia ou seu jogo. Psicologicamente ele também é imbatível. Nadal está criando uma rivalidade com Federer comparável às disputas entre Edberg e Becker ou McEnroe e Borg", revelou o primeiro espanhol a conquistar o título em Wimbledon, em 1966.
No auge de sua carreira,a imagem de Manolo era frequentemente utilizada para promover a ditadura do General Franco. O tenista fazia aparições ao lado do ditador e era chamado de "Super Manuel", mas não concordava com a política do país. "Não gostava deste papel, mas compreendia que, naquele momento, a Espanha necessitava de ídolos".
Nadal e Santana, duas gerações do tênis espanhol |