Irmãos Bryan confirmam hegemonia nas duplas e terminam ano como melhores do mundo pela 7ª vez

Americanos deixaram sua marca na liderança nas últimas temporadas. Parceria abocanhou sete títulos nas 10 finais que disputou em 2011

Da redação em 3 de Novembro de 2011 às 11:50

Campeões na Austrália (foto) e em Wimbledon, irmãos Bryan terminam pela sétima vez na liderança do ranking
Os irmãos gêmeos Bob e Mike Bryan encerraram a temporada pela sétima vez em nove anos como a melhor dupla do mundo após vencerem o tcheco Lukas Dlouhy e o ucraniano Alexander Dolgopolov, na última quarta-feira, pela primeira rodada do ATP 500 de Valência.

A vitória dos americanos, ambos de 33 anos, os garantiu no topo do ranking da ATP, já que seus adversários mais próximos, o francês Michael Llodra e o sérvio Nenad Zimonjic, não podem mais alcançá-los. Em 2011, os Bryans venceram dois Grand Slams (Aberto da Austrália e Wimbledon) e dois Masters 1000 (Monte Carlo e Madri). Além disso, conquistaram também os torneios de [ATP 500] Houston, [ATP 250] Queen''s e [ATP250] Viena.

Dupla americana já faturou 74 títulos na carreira e possui 11 canecos de Grand Slam
Nos últimos dez anos, Bob e Mike Bryan, que têm 11 títulos de Major na carreira, faturaram pelo menos cinco troféus por temporada e já somam 74 canecos (dupla que mais detêm títulos na história). Nesse ano, ganharam sete das dez finais disputadas. Os dois finalizaram o ano como a melhor dupla nas temporada de 2003, 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 e, agora, 2011.

No ranking individual, eles terminaram como número 1 por 265 semanas e passarão o compatriota John McEnroe, que mantém o recorde de 270 semanas."Estamos muitos satisfeitos em terminar no número 1, especialmente com a qualidade das outras parcerias no circuito. É sempre nosso principal objetivo [terminar como líderes do ranking] quando iniciamos o ano e vamos, certamente, olhar de volta para 2011 com sentimentos positivos", disse Bob.

Irmãos ainda disputam a ATP Finals de Londres no fim do mês
"Quero parabenizar nossos grande rivais, [Max] Mirnyi-[Daniel] Nestor, [Michael] Llodra-[Nenad] Zimonjic e o ''Expresso Indiano'' [Mahesh Bhupathi-Leander Paes] por temporadas satisfatórias e esperamos outro grande desafio com as oito melhores duplas em Londres", acrescentou Bob, fazendo alusão à ATP Finals no final do mês.

O irmão Mike não ficou para trás e também deixou seu comentário sobre mais um feito histórico da maior dupla de todos os tempos. "É sempre uma sensação especial em terminar o ano como o melhor time. Acredito que é mais gratificante do que vencer um Grand Slam porque representa a temporada como um todo. Quando nós olhamos para 2011, teremos vários momentos. O nível do tênis continua sempre crescendo, então estou orgulhoso de nossa vontade em querer melhorar conforme ficamos mais velhos", concluiu.

Duplas Que Terminaram o Ano como Número 1

Ano/ Jogadores
2011 Bob Bryan/Mike Bryan
2010 Bob Bryan/Mike Bryan
2009 Bob Bryan/Mike Bryan
2008 Daniel Nestor/Nenad Zimonjic
2007 Bob Bryan/Mike Bryan
2006 Bob Bryan/Mike Bryan
2005 Bob Bryan/Mike Bryan
2004 Mark Knowles/Daniel Nestor
2003 Bob Bryan/Mike Bryan
2002 Mark Knowles/Daniel Nestor

2001 Jonas Bjorkman/Todd Woodbridge


2000 Todd Woodbridge/Mark Woodforde

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ ATP chega à penúltima semana com sete jogadores brigando por três vagas em Londres

Muster se emociona em sua despedida do tênis: "Não sabia se chorava ou jogava"

Via Twitter, Gonzalez encerra ano por conta de lesões e aumenta boatos de aposentadoria

Soderling abre mão de Paris, encerra ano de forma melancólica e pode deixar o top 10
Murray confirma ótima fase, assume 3º lugar e impõe pior ranking para Federer em 8 anos

 

ESPECIAL - Duplas: Ouro dos tolos - Nas duplas, os winners não são tão valiosos quanto se imagina    (Confira!)

Notícias

Mais Notícias