Belga dominia o circuito feminino na atualidade
Da redação em 14 de Janeiro de 2008 às 17:26
A belga Justine Henin completou nesta segunda-feira 100 semanas como a líder do ranking de entradas da WTA. A número 1 já havia ultrapassado a norte-americana Lindsay Davenport para ocupar o sexto lugar na lista das maiores "ditaduras" do tênis feminino.Henin está longe do recorde de Graf
Para ser a maior líder da história da WTA, Henin ainda precisará ficar mais 277 semanas, ou pouco mais de cinco anos, como a número 1. A alemã Steffi Graf foi a melhor do mundo durante 377 semanas. Ninguém na história do tênis passou tanto tempo na liderança do ranking.
Henin assumiu o topo do ranking pela primeira vez em 20 de outubro de 2003, ano em que conquistou os dois primeiros títulos de Grand Slam da carreira: Roland Garros e o US Open. Naquele ano, a belga foi campeã oito vezes e ainda chegou às semifinais em 18 dos 19 torneios disputou, incluindo o Aberto da Austrália e Wimbledon.
O atual reinado de Henin começou em 19 de março do ano passado. Após a conquista de dois torneios no Oriente Médio, Dubai e Qatar, a belga roubou o posto da russa Maria Sharapova. Desde então, mostrou um desempenho espetacular e conquistou Roland Garros pela terceira vez, o bicampeonato do US Open e o Masters.
A última derrota de Henin foi na semifinal de Wimbledon, em julho, diante da francesa Marion Bartoli. Atualmente a belga está invicta há 29 partidas. Em 2008, Henin também pode ampliar ainda mais seu domínio. Como perdeu o Aberto da Austrália do ano passado, não defende pontos e pode abrir uma diferença ainda maior para as adversárias.
Confira o ranking das líderes
1 - Steffi Graf 377 semanas
2 - Martina Navratilova 332 semanas
3- Chris Evert 206 semanas
4 - Martina Hingis 209 semanas
5 - Monica Seles 178 semanas
6 - Justine Henin 100 semanas