Guia Rio Open: Chaves, curiosidades e como assistir ao vivo

8ª edição do maior torneio da América do Sul promete ser histórica

Da redação em 12 de Fevereiro de 2022 às 23:59

Divulgação, Peter Wrede/Rio Open

A oitava edição do maior torneio de tênis da América do Sul deu a largada neste sábado (12) e vai até o próximo domingo (20), dia da grande final de simples masculino do Rio Open, torneio nível ATP 500 disputado em quadras de saibro descobertas no Jockey Club Brasileiro do Rio de Janeiro.

Com 2 tenistas entre os dez melhores do mundo e 5 nomes que estão no Top 20 mundial, o único ATP no Brasil vai receber os fãs do esporte em um espaço que une boa gastronomia, produtos exclusivos e exposição de arte. As partidas começam no período da tarde, por conta do forte calor.

Abrindo o torneio, nos dias 12 e 13, acontece a disputa do qualifying, com entrada gratuita. Já na segunda-feira, dia 14, tem início a chave principal. Grandes nomes disputam essa edição que já é considerada histórica.

O italiano Matteo Berrettini, número 7 do mundo, e o norueguês Casper Ruud, o 8º do ranking, são os dois tenistas Top 10 e principais favoritos. Outros nomes fortes como Diego Schwartzman, Carlos Alcaraz, Pablo Carreño Busta, Cristian Garin, Fabio Fognini figuram na chave.


Crédito: Fotojump/Rio Open

Entre os brasileiros, Thiago Monteiro, e Felipe Meligeni estão confirmados na chave de simples e vão estrear contra tenistas vindo do qualifying. Marcelo Melo joga com Pablo Cuevas, que entrou con ranking protegido, e encaram Gonzalez e Monteni. Bruno Soares e Jamie Murray serão cabeças de chave 3 e encaram os Dutra Silva e Luz. Rogerinho faz sua despedida oficial do circuito.

Principal favorito, Berrettini estreia contra o vencedor de Monteiro vs Qualifier e pode encarar nas QFS o cabeça de chave 7 Carlos Alcaraz. O jovem espanhol de apenas 18 anos de idade abre sua campanha no Rio diante do compatriota Jaume Munar. Quem vencer, enfrenta Delbonis ou um qualifier.


Crédito: Fotojump/Rio Open

Ainda na parte superior da chave, Pablo Carreño Busta aparece como forte favorito. O cabeça de chave 4 e vice-campeão de 2017 vai abrir sua campanha contra o vencedor de Bagnis vs Fognini. Na sequência, se vencer pode duelar contra Garin, atual campeão, nas QFS. O chileno encara Coria na primeira rodada.

Cabeça de chave 2, Casper Ruud vai iniciar sua jornada no saibro carioca contra o vencedor do duelo entre Cerundolo e Paire. O argentino vem de boa campanha em Buenos Aires, onde caiu na semifinal para o compatriota Schwartzman. Numa provável QFS, Rudd pode encarar Sonego, italiano que será cabeça 6 e estreia diante do campeão de 2019 Djere.

Falando dele, El Peque Schwartzman pasa bye na primeira rodada e vai estrear contra o vencedor de Shang e Martinez. O número 2 mundo juvenil Juncheng Shang recebeu um wild card da organização por ser atleta da IMG. Caso Diego Schartzman vença e avance às QFS, pode enfrentar Ramos-Vinolas, cabeça de chave 8.

Prováveis QFS

[1] Berrettini vs [7] Alcaraz
[4] Carreño Busta vs [5] Garin
[8] Ramos-Vinolas vs [3] Schwartzman
[6] Sonego vs [2] Ruud

Chave de simples

 

Chave de duplas

 

Campeões de simples

2021 - Não realizado
2020 - Garin
2019 - Djere
2018 - Schwartzman
2017 - Thiem
2016 - Cuevas
2015 - Ferrer
2014 - Nadal

Campeões de duplas

2021 - Não realizado
2020 - Granollers/Zeballos
2019 - Gonzalez/Jarry
2018 - Marrero/Verdasco
2017 - Cuevas/Carreño
2016 - Cabal/Farah
2015 - Klizan/Oswald
2014 - Cabal/Farah

Experiências

No Rio Open, os espectadores presentes no torneio podem desfrutar de boa gastronomia, arte, música e também levar presentes exclusivos para casa. Para deixar a experiência de ir ao evento marcada na memória, a La Boutique reunirá itens especiais para quem desejar levar uma lembrança da oitava edição do torneio.

Se as quadras do Rio Open recebem nomes consagrados, grandes marcas da gastronomia se reúnem no Leblon Boulevard. O espaço vai receber Carol Vaz como chef convidada. Ela vai levar um pouquinho do Guido Bistrô para o público do torneio. Haverá opções como arroz de costela, baguete recheada com ragu de linguiça e queijo ementhal e baguete com o famoso Jacalhau, preparado com “carne” de jaca desfiada e ervas. O espaço gastronômico também oferece opções como Las Empanadas, Geneal, Seu Vidal, Ella Pizzeria, Vulcano, Fabiana D´Angelo e Oakberry. A World Wine terá um bar com venda de vinho em taça para os visitantes.

A arte é outro elemento importante para o Rio Open que, desde 2015, fecha parcerias com artistas plásticos brasileiros para a ilustração do pôster oficial. O convidado para assinar a arte da oitava edição foi o carioca Maxwell Andrade. A obra criada por Maxwell, cujo recorte dá origem ao pôster de 320x480cm, estará exposta para o público durante todos os dias do Rio Open e ainda nos produtos personalizados.

Transmissão

O Rio Open terá transmissão exclusiva dos canais SporTV para o Brasil na TV aberta e pelo app Canais Globo na internet. Também é possível acompanhar os jogos pelo TennisTV, aplicativo oficial da ATP Tour.

Notícias Rio Open Rio Open 2022 ATP 500 Rio de Janeiro ATP Tour Rio Open ao vivo Transmissão Rio Open Jogos Rio Open

Mais Notícias