Guga afirma que evolução de Bellucci será fundamental para vitória contra a Rússia

Ex-tenista esteve em Brasília para evento promocional e comentou sobre situação na Davis e os objetivos de seu trabalho na formação de atletas

Da redação em 21 de Julho de 2011 às 07:01

Já se vão alguns bons anos desde que o Brasil disputou pela última vez o Grupo Mundial da Copa Davis, a primeira divisão da maior e mais prestigiada competição por equipes do tênis mundial, em que competem os 16 melhores times do planeta.

Desde 2003, Brasil de Guga não joga o Grupo Mundial da Copa Davis

O país busca retornar à divisão especial do torneio entre nações, de onde saiu em 2003. E, este ano, o sorteio da Repescagem não favoreceu a equipe, que terá que medir forças com a Rússia, em setembro, na casa dos rivais.

Nessa semana, o tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo, Gustavo Kuerten, esteve em Brasília para um evento promocional de um banco para jogadores de tênis da cidade. Guga bateu bola com crianças e cadeirantes de um projeto social da Vila do Tênis e, depois, conversou sobre vários assuntos, inclusive da Davis.

"O sorteio foi ruim para nós, mas acho que podemos surpreender. O tênis é um esporte efêmero, em que a confiança varia de dia para dia", analisou. "Acredito que os ventos precisam estar favoráveis para ganharmos, mas o Bellucci é muito bom. Ele tem que se aprimorar mais, treinar muito, mas já dá para ver que ele tem condições de vencer adversários medianos. Depois, ele pensa nos mais fortes", acrescentou Guga.

Para Guga, Bellucci precisa aprimorar seu jogo para conseguir fazer a diferença nos Playoffs
A torcida de Guga, no entanto, vai além do sucesso de Bellucci. Para ele, o importante é que o Brasil forme bons atletas para que os fãs tenham sempre para quem torcer. "Seria legal ter outros melhores ainda do que eu e espero contribuir para isso."

O catarinense se dedica atualmente a formar equipes juvenis de tênis e a observar os novos talentos na modalidade. "No Brasil, são muitos os obstáculos enfrentados por um atleta até ele vingar e é nisso que quero ajudar. Sou meio contra formar atletas pop stars. Temos que formar bons competidores", critica.

Mais notícias sobre Gustavo Kuerten...

+ "Pelé" do tênis brasileiro, Guga compara Bellucci a Neymar e vê um bom futuro para a modalidade no país

Provocações amigáveis de Guga e Meligeni no Twitter esquentam o clima para Avaí e São Paulo

Em bate-papo com revista, Guga nega seguir carreira política e sonha com filho

Via TwitterGuga e Meligeni anunciam partida de exibição

Alunos de Harvard elogiam estrutura do IGK e reverenciam simpatia de Guga

ESPECIAL: protagonista narra sua história - Em comemoração aos 10 anos do tricampeonato de Gustavo Kuerten em Roland Garros, a Revista TÊNIS preparou um especial com relatos da conquista e depoimentos exclusivos do tenista que mudou a maneira de se jogar no saibro   (Confira!)

Notícias

Mais Notícias