Andy Murray. Rafael Nadal, Carlos Moya e James Blake participarão das etapas do Betfair Turbo Tennis
Luiz Pires em 19 de Julho de 2007 às 20:34
Tradicionalmente, o tênis é considerado um esporte demorado, com partidas de longa duração. A maior parte das demais modalidades que não têm um tempo determinado de duração já se submeteram às pressões do público e da televisão principalmente, e realizaram adaptações para encurtar o tempo das partidas.
Com o objetivo de mostrar que o tênis pode ser um esporte mais rápido, uma empresa inglesa resolveu promover um torneio com regras inovadoras. O "Betfair Turbo Tennis " será realizado em apenas um dia, terá partidas com 30 minutos de duração e sairão vencedores dos confrontos os tenistas que ganharem o maior número de games. O campeão de cada etapa do torneio, que também contará com a participação de dois tenistas seniors convidados, embolsará a quantia de 100 mil dólares.
As inovações são muitas. Quando o cronômetro da partida indicar 28 minutos, os jogadores serão avisados que a partida se aproxima do fim e terão apenas mais um game para disputar. Em caso de empate no "tempo regulamentar", um ponto único será disputado no estilo "morte súbita" e quem vencer ganha o duelo.
Para evitar a perda de tempo entre os games e também na hora do saque, a organização estipulou um limite para cada situação: o tenista terá 10 segundos para realizar o segundo saque e entre os games o intervalo será de apenas 30 segundos. As roupas dos tenistas também devem obedecer um rigoroso e inusitado critério: devem ser predominantemente coloridas com não mais do que 20% de branco.
As presenças de Andy Murray, Tim Henman, James Blake, Jamie Murray e dos veteranos Pat Cash, Goran Ivanisevic na etapa inglesa do torneio, que será realizada no dia 15 de setembro, já estão confirmadas. A etapa espanhola do Betfair Turbo Tennis, que será disputada no dia 27 de outubro, contará com a participação de Rafael Nadal, Carlos Moya e Sergi Bruguera, entre outros tenistas.