Dieta constante

Seis alimentos que podem ajudar - ou anular - seu treinamento

Genevieve P. Charet em 26 de Janeiro de 2010 às 14:53

O QUE você não conhece pode lhe afetar. Novos estudos sugerem que algo tão inofensivo como sua bebida preferida pode fazer muita diferença na recuperação muscular após um treino, acarretando em dores por longos períodos. Você precisa ajudar seu corpo com a dieta correta. Isso significa conhecer seis alimentos que podem ajudar ou sobrecarregar seu corpo.

1. SUCO DE CEREJA: De acordo com um estudo realizado pela "Oregon Health & Science University", o suco de cereja tem a capacidade de proteger o corpo contra dores e lesões. Corredores que ingerem cerca de 300 ml de suco duas vezes por dia relataram que sentem menos dores musculares do que outros após corridas de longa distância. O segredo do suco é a presença de antocianinas de caráter antiinflamatório. Pesquisas sugerem que a bebida pode reduzir a dependência de remédios analgésicos, como aspirina ou ibuprofeno. Também foi indicado que o suco reduz as dores causadas por artrite. O indicado é que ele seja consumido sem açúcar para evitar queda de taxa de açúcar durante o jogo.

2. FIBRAS: Nenhuma dieta saudável é completa se não tiver inclusa a ingestão de fibras, mas comê-la antes de malhar é contraproducente. Natalie Digate Muth, porta-voz do Conselho Americano de Exercícios, adverte que consumir alimentos com muita fibra antes de se exercitar distende o intestino e o enche de água. "O corpo se torna menos capaz de passar a comida do estômago para o intestino, atrapalhando as últimas etapas da digestão e a absorção de nutrientes", o que acarreta em dores abdominais, afirma Muth. Evite alimentos como barras de cereal e abacates algumas horas antes de treinar.

3. PEIXES: Você já deve ter ouvido que os ácidos graxos Omega 3, como aqueles encontrados no salmão, na truta e no atum, são uma maneira gostosa de reforçar a saúde do seu coração. Mas médicos especializados em esportes sabem que os benefícios do peixe vão muito além disso. "Os ácidos Omega 3 têm propriedades capazes de amenizar as inflamações no corpo", afirma Uche Odiatu, personal trainer e autor do livro "The Miracle of Health". Isso aumenta a habilidade do corpo de se recuperar de distensões e curar feridas. E pelo peixe ter muitos nutrientes, é capaz de satisfazer a fome e deixá-lo livre das junky foods. A Associação Americana do Coração recomenda a ingestão de pelo menos dois filés de peixe por semana.

4. REFRIGERANTE: O consumo excessivo de refrigerantes pode levar a sérios problemas musculares. De acordo com uma pesquisa grega publicada no "International Journal of Clinical Practice", a deficiência de potássio é geralmente resultado de três ingredientes presentes nos refrigerantes: cafeína, glicose e frutose. Beber muito pode causar franqueza nos músculos, fadiga, tonturas e inibir o crescimento muscular. Apesar de existirem refrigerantes sem cafeína, eles ainda assim possuem altos níveis de frutose, o que pode causar deficiências. Refrigerantes diet não foram incluídos no estudo, mas muitos deles contêm cafeína e são conhecidos por também apresentarem outros riscos à saúde, como a perda da função renal. Não há necessidade de parar de consumir refrigerante completamente, mas você não deve deixar que eles se tornem essenciais na sua dieta.

5. LEITE COM CHOCOLATE: Um estudo apresentado no "American College of Sports Medicine" sugere que beber achocolatados com leite de baixo teor de gordura proporciona melhores recuperações musculares do que as bebidas próprias para esportistas com o mesmo número de calorias. Durante treinamentos intensivos, jogadores de futebol que tomaram leite com chocolate tiveram níveis menores de creatinoquinase (enzima que indica danos musculares) no sangue. O leite também contém proteínas naturais que são ricas em aminoácidos e ajudam no crescimento muscular. Digate Muth afirma que estas proteínas "mostraram que são capazes de atuar na cicatrização de feridas e crescimento ósseo, além de melhorarem o humor". Por isso, tome um copo de leite com chocolate antes de entrar em quadra.

6. CAFÉ E CHÁ: Apesar de em pequenas quantidades o chá e o café poderem temporariamente dar mais ânimo e energia, o "Journal os Sports Science and Medicine" reafirma que, em excesso, estes diuréticos podem atrapalhar a performance dentro das quadras. "Menos de 1% de perda de água pelo organismo já pode causar danos ao corpo", comenta Uche Odiatu. O segredo é saber ser moderado. Continue nos dois copos por dia, no máximo, e não use essas bebidas para se hidratar durante os exercícios físicos.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Confira mais dicas de nutrição e saúde...

+ Comida para sempre

+ A batalha das bebidas

+ Proteja-se do sol

+ Vai uma agulhada?

Saúde/Nutrição

Mais Saúde/Nutrição