Destaques da temporada, argentino e francês encabeçam a lista dos estreantes campeões
José Eduardo Aguiar em 1 de Dezembro de 2008 às 15:12
Del Potro e Tsonga se encontraram uma vez este ano, com vitória do argentino na Masters Cup de Xangai |
O debute do argentino aconteceu em Stuttgart, na Alemanha, onde venceu Richard Gasquet na final. Embalado, Del Potro venceu mais três torneios em seqüência, se tornando o 13º jogador na história da Era Aberta a vencer suas quatro primeiras finais de torneios ATP.
Já Tsonga, que logo no primeiro Grand Slam da temporada chegou perto do primeiro título, perdendo na decisão para Novak Djojovic, se vingou do sérvio e o venceu na final de Bancoc, na Tailândia. Para coroar o grande ano, ainda conquistou seu primeiro título de Masters Series na carreira, diante de sua torcida em Paris.
Outros destaques da lista de debutantes são o japonês Kei Nishikori e o espanhol Marcel Granollers. Nishikori, que ainda não completou 19 anos, venceu em Delray Beach e subiu 223 posições no ranking em 2008 - se tornando o mais jovem tenista entre os top100. Já Granollers, vencedor do torneio de Houston, ganhou mais destaque neste final de ano, fazendo parte da equipe campeão da Copa Davis - ganhando a vaga após a desistência de Nadal.
Desde de 1983, quando o ranking começou a ser computado da maneira atual, apenas em seis oportunidades a temporada terminou com menos de 10 jogadores vencendo seus primeiros títulos. O melhor ano para os estreantes foi em 1995, quando 18 tenistas levaram o primeiro troféu para casa.