O país já sabe quais tenistas o representarão nas três categorias da competição
Da redação em 5 de Abril de 2016 às 14:34
A partir deste mês o Brasil marcará presença na disputa das três categorias (12, 14 e 16 anos) do Campeonato Sul-Americano. Com equipes formadas pelos melhores tenistas do país em cada uma das delas, os jovens brasileiros buscarão a manutenção dos bons resultados alcançados nos últimos anos.
O torneio começará com os mais novos, entre os próximos dias 11 e 17 de abril. Sediado em Santa Cruz, na Bolívia, a chave masculina conta com o pernambucano Aécio Fonte Neto, o alagoano Gabriel Barbosa e o paranaense João Eduardo Schiessl; sob o capitão José Luiz Alves que tem como missão defender o bicampeonato. Já na chave feminina, o time comandado por Eder Barboza é composto pela paulista Ana Candiotto, pela gaúcha Amanda Oliveira e pela brasiliense Maria Luisa Oliveira.
Nesta categoria, o Sul-Americano vale como fase classificatória para o Campeonato Mundial dos 12 anos. A chamada Coupe Le Blanc acontece anualmente no Canadá. A edição deste de 2016 está marcada para o período entre os dias 15 e 21 de agosto.
Na sequência, entre os dias 25 e 30 de abril, o Rio de Janeiro volta a sediar as disputas da categoria dos 16 anos. A competição é uma classificatória regional para a Copa Davis Junior e para a Fed Cup Junior, que reúnem os melhores países em setembro, na Espanha.
Atual campeã, a equipe feminina brasileira será formada pela mineira Marina Figueiredo, pela gaúcha Laura Wayerbacher e pela paulista Ana Luiza Cruz, tendo como capitã Fernanda Ferreira. Já a masculina de Luiz Peniza, que ficou em terceiro lugar no ano passado, será formada pelo paulista Mateus Alves, pelo pernambucano João Lucas Reis e pelo paranaense Thiago Wild.
O Brasil também já definiu sua equipe para o Sul-Americano dos 14 anos, que será realizado entre os dias 2 e 7 de maio em Assunção, no Paraguai. A competição é classificatória para o ITF World Junior Tennis,campeonato mundial que acontece em Prostejov, na República Tcheca, na primeira semana de agosto.
O time masculino, que defende uma supremacia de quatro títulos e um vice-campeonato nos últimos cinco anos, será formado pelo baiano Natan Rodrigues, pelo mineiro Bruno Oliveira e pelo catarinense Pedro Boscardin Dias; comandados pelo capitão Mario Mendonça. No feminino, a equipe brasileira terá a baiana Maria Fernanda Menezes, a goiana Nalanda Silva e a mineira Ana Flávia Rodrigues, além do capitão Eduardo Gordilho.