Com formato diferente, torneio terá partidas em dezenas de cidades pelo mundo; finais da Davis serão em Bologna
Felipe Martins em 31 de Janeiro de 2025 às 23:52
A Copa Davis é um dos torneios mais tradicionais do Tênis mundial, inclusive sendo o principal campeonato de equipes do mundo. Mais de 150 nações disputam o título, em um sistema de chaveamento e divisões.
Um aspecto curioso é que a copa de 2025 não tem uma única sede. Na verdade, a etapa final sempre ocorre em um único lugar, mas até que chegue neste momento, dezenas de locais recebem partidas oficiais.
Por exemplo, no ano passado, a final da Davis aconteceu em Málaga, na Espanha. Mas a rodada anterior, de grupos, foi jogada em Bologna (Itália), Valência (Espanha), Zhuhai (China) e Manchester (Inglaterra).
Já em 2025, a conclusão da Davis será em Bolonha, na Itália. Ainda não há definição sobre o local ou tipo de quadra. Porém o calendário já está definido para o final de novembro, entre os dias 18 e 23 de novembro.
Porém, durante as fases classificatórias que antecedem a rodada final, o time ‘da casa’ tem a premissa de cuidar dos detalhes. Neste sentido, o país mandante decide a cidade onde a partida vai acontecer, a arena que receberá o jogo e o tipo de quadra em que o duelo será disputado.
Um exemplo é a etapa classificatória em 2025, entre Brasil e França. Os jogos acontecem em Orleans, na França, uma vez que os franceses são o mandante do confronto. A partida será no Palais des Sports Jean Ros, em quadra dura.
Nossos tenistas fazem a estreia na Davis neste sábado (01), a partir das 16h30 do horário de Brasília. O segundo dia de disputas acontece a partir das 16h, com transmissão exclusiva do canal DSports, disponível no Brasil também pela Sky+.