O domingo contou com finais e a segunda, com o início de três torneios
Da redação em 10 de Fevereiro de 2016 às 09:59
Há quem tenha aproveitado o Carnaval para cair na folia, descer a serra, viajar para o interior ou ficar descansando em casa. Mas para o mundo do tênis, esses últimos dias foram iguais a quaisquer outros, com inúmeros jogos, decisões e brasileiros em quadra. No feriado, três torneios se encerraram e outros três começaram.
Em um dos países mais famosos do mundo, o ATP 250 de Montpellier teve uma final francesa e consagrou Richard Gasquet como grande tricampeão. Cabeça de chave número um do torneio e 10º melhor tenista da atualidade, ele derrotou Paul-Henri Mathieu em 2 sets a 0 com parciais de 7/5 e 6/4.
Um pouco mais ao leste europeu, na Bulgária, o ATP 250 de Sofia contou com os dois favoritos do torneio na decisão. De um lado da rede o espanhol Roberto Bautista Agut e do outro o sérvio Viktor Troicki. Sem muitas dificuldades, o 17º do mundo fez valer suas cinco posições acima no ranking e ganhou o jogo por 6/3 e 6/4, levando o título para a Península Ibérica.
Deste lado do Oceano Atlântico, um brasileiro estava na final do ATP 250 de Quito, no Equador. O paulista Thomaz Bellucci até saiu na frente, fechando o primeiro set em 6/4. Porém, cedeu a virada para o dominicano Victor Estrella Burgos em parciais de 7/5 (7-5) e 6/2. Apesar da derrota, o vice-campeonato garantiu ao número um nacional o posto de 30º melhor tenista do circuito mundial.
Após um domingo cheio de finais e encerramentos dos torneios, a segunda trouxe o início dos ATPs 250 de Memphis (EUA) e Buenos Aires (ARG). Na Holanda, há ainda a disputa do ATP 500 de Rotterdam. As três competições duram até o próximo dia 14 de fevereiro e reúnem grandes tenistas como Rafael Nadal e Marcelo Melo.
Nas duplas
Em Montpellier, o croata Mate Pavic e o australiano Michael Venus venceram a dupla alemã formada por Mischa e Alexander Zverev. Decidida no tie break, a final equilibrada terminou em parciais de 7/5 e 7/6 (7-4).
No ATP de Sofia, os holandeses Wesley Koolhof e Matwe Middelkoop se consagraram campeões em cima do austríaco Philipp Oswald e do canadense Adil Shamasdin. Em outra decisão parelha, a partida fechou em 2 sets a 1 com parciais de 5/7, 7/6 (11-9) e 10/6.
Já em Quito, a parceria brasileira firmada entre Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner acabou derrotada pelo espanhol Pablo Carreno Busta e pelo argentino Guillermo Duran em sets seguidos por parciais de 7/5 e 6/4.