Queda precoce de favoritos e COVID-19 abriram caminho para novos nomes no circuito
Marcela Linhares em 30 de Junho de 2022 às 19:34
Wimbledon, terceiro slam do ano, vem surpreendendo a todos os entusiastas do tênis desde o primeiro dia não só por conta do mau tempo, mas também pela quantidade de zebras que vem acontecendo na competição. Para se ter ideia, dos oito tenistas que chegaram às quartas de final no ano passado, apenas um segue presente na chave: Novak Djokovic.
O torneio perdeu dois grandes nomes de peso logo de cara após Matteo Berrettini e Marin Cilic terem testado positivo para COVID-19. Enquanto o italiano vinha de dois títulos consecutivos na grama e é o atual vice campeão de Wimbledon, o croata estava retomando seu melhor nível no circuito após ter sido semifinalista em Roland Garros.
Os desfalques continuaram acontecendo e já na primeira rodada o evento perdeu quatro cabeças de chave. Félix Auger Aliassime, que está na melhor temporada da carreira, e Hubert Hurkacz, que vem de título em Halle, foram surpreendidos por Maxime Cressy e Alejandro Davidovich Fokina respectivamente. Dan Evans, tenista da casa, e Grigor Dimitrov também foram derrotados logo na primeira rodada.
Hurkacz já chamava atenção dos fãs de tênis quando na última edição de Wimbledon chegou a dar pneu no que viria a ser a última partida de Roger Federer na temporada e chegou até a semifinal - quando foi parado por Matteo Berrettini. A zebra está tão solta que, até seu algoz nessa edição, Davidovich Fokina, caiu na rodada seguinte para Jiri Vesely.
Com as grandes surpresas acontecendo, seis tenistas estão na terceira rodada de Wimbledon pela primeira vez: Carlos Alcaraz, Miomir Kecmanovic, Oscar Otte, Tommy Paul, Jannik Sinner e Tim Van Rijthoven.
Com a chave cada vez se abrindo mais, já é certo que o tênis terá um semifinalista novo de Grand Slam: Ugo Humbert, David Goffin, Frances Tiafoe, Alexander Bublik, Cameron Norrie, Steve Johnson, Tommy Paul ou Jiri Vesely alcançará feito inédito na carreira.
Nessa quinta-feira, o roteiro não foi diferente. Roberto Bautista Agut foi mais um que não pôde dar sequência ao torneio após ter testado positivo para COVID-19 e o torneio viu mais dois cabeças de chave caindo: Diego Schwartzman e Denis Shapovalov, semifinalista de Wimbledon na última edição e que sairá do top 20 na próxima atualização.
Com o encerramento do quarto dia de competição, 13 cabeças de chave já foram eliminados. Confira lista completa abaixo:
3. Casper Ruud
6. Félix Auger Aliassime
7. Hubert Hurkacz
12. Diego Schwartzman
13. Denis Shapovalov
15. Reilly Opelka
16. Pablo Carreño Busta
17. Roberto Bautista Agut
18. Grigor Dimitrov
24. Holger Rune
26. Filip Krajinovic
28. Dan Evans
31. Sebastian Baez