Brasil abre Copa Davis com derrotas de João Fonseca e Thiago Wild contra a França

Vitórias dão boa vantagem para franceses na série; disputa será concluída no domingo (02)

Felipe Martins em 1 de Fevereiro de 2025 às 14:55

O Brasil abriu a participação na Copa Davis com duas derrotas para os franceses, em jogos disputados na manhã de sábado (01), em Orleans, França. João Fonseca, escalado para o primeiro duelo, não conseguiu impor ritmo contra Ugo Humbert, do time francês, e acabou perdendo por 2x0 na estreia. 

A partida faz parte da abertura do confronto pelas qualifiers da Copa Davis. Como mandante, o time francês optou pelo piso duro em arena fechada. Humbert, atual número 15 do ranking da ATP, se aproveitou da experiência e se sobressaiu contra a jovem sensação brasileira. 

Já Thiago Wild teve dificuldade durante todo o jogo, enfrentando inclusive uma chamada questionável da arbitragem em momento decisivo do final da partida. Um primeiro set de completo domínio de Arthur Fils contribuiu para a segunda derrota do Brasil no dia, deixando os franceses com boa vantagem para a série.

Em jogo de Fonseca, equilíbrio durante sets não foi suficiente

O que se viu na primeira partida foi uma disputa do 1° set bastante equilibrada, mas com leve vantagem para o tenista francês, que se aproveitou da experiência contra Fonseca. No geral, João cresceu em momentos importantes, mas prevaleceu o ritmo de jogo imposto por Ugo. O brasileiro teve mais facilidade e vantagem nos games em que sacou. Mesmo com boas recepções, conseguiu levar para o primeiro set para o tie break, mas teve dificuldade de controlar a etapa, que terminou em 7 a 5 para a França. 

No segundo set, menos parelho, Ugo chegou a abrir três games de vantagem. Entre os destaques do set, Humbert demonstrou habilidade na devolução dos saques de João, dificultando o desenvolvimento de uma sequência do brasileiro. Mais uma vez o francês foi superior e conseguiu ditar o andamento do set, e acabou fechou o jogo com 6 a 4.

Wild demora para reagir e amarga derrota com final polêmico 

Diferentemente do jogo de Fonseca, o duelo entre Fils (19° do ranking da ATP) e Thiago Wild começou bem menos equilibrado. O francês resolveu o primeiro set em menos de 24 minutos, fechando em 6 a 1. Wild teve pouco espaço para demonstrar reação.

Já na sequência, o segundo set teve um início bem diferente, inclusive com o brasileiro liderando os games até a metade da etapa. Porém Fils reagiu com jogo sólido, criando dificuldade para que Wild retomasse o ritmo. O jogo terminou com uma chamada questionável da arbitragem alemã, justamente num momento crítico em que o francês podia concluir a partida. No fim, Arthur Fils garantiu a segunda vitória, colocando os franceses em ótima posição para fechar a série no domingo. 

 

Confronto na Copa Davis tem França como favorita

Essa é a sexta vez que Brasil e França se enfrentam pela Copa Davis, com ligeira vantagem dos europeus: são três vitórias francesas contra duas do Brasil. O último encontro foi em 2000, com vitória brasileira em Florianópolis. Na equipe estando lendas como Gustavo Kuerten, Francisco Costa, Fernando Meligeni e Jaime Oncins, capitão do Time Brasil na Davis de 2025.

O confronto ainda segue neste domingo (02), com a disputa por duplas - Rafael Matos e Marcelo Melo enfrentaram Benjamin Bonzi (FRA) e Pierre-Hugues Herbert (FRA). Além disso, veremos mais um duelo de Wild, desta vez contra Ugo Humbert. Em caso de empate na série após os quatro jogos, João Fonseca volta para um duelo contra Arthur Fils.

Em caso de avanço, os brasileiros vão enfrentar o time da Croácia na próxima fase, que acontece no segundo semestre. Os jogos da Copa Davis são transmitidos com exclusividade pela DSports, que pode ser acessada pela Sky+. 

Notícias Tênis Copa Davis João Fonseca Thiago Wild Time Brasil

Mais Notícias