Norte-americano surpreende o rei do saibro
Gustavo Pereira em 13 de Novembro de 2006 às 11:54
O espanhol Rafael Nadal entrou em quadra como favorito para sua partida contra James Blake no segundo dia de disputas da Masters Cup, que acontece em Shangai. Mas o norte-americano não se intimidou e manteve o tabu de nunca perder para o número dois do mundo.
Nadall já havia disputado duas partidas contra Blake e saiu derrotado em ambas. E o norte-americano entrou em quadra determinado a manter a escrita. Ele foi agressivo desde o primeiro ponto, usando sua direita do fundo de quadra para tomar a iniciativa dos pontos.
Nadal chegou a ter uma quebra de vantagem no primeiro set e abriu 4/3, mas viu Blake lutar muito e vencer três games seguidos. No segundo set, parecia que as coisas estavam tranqüilas para o espanhol. Ele abriu 4/0, mas novamente não conseguiu segurar a liderança.
Blake conseguiu devolver uma quebra de serviço, mas chegou a ver Nadal sacar para fechar o set. Porém o norte-americano se aproveitou do péssimo percentual de acerto do saque do seu adversário. O espanhol teve seu saque quebrado e perdeu a confiança.
No tiebreak, o norte-americano foi perfeito. Agressivo e sacando bem, ele não perdeu nenhum ponto e venceu a partida na sua estréia em Masters Cup. Blake afirmou que a chave para a vitória foi não desistir depois de estar perdendo o segundo set. "Há alguns anos, eu teria perdido a cabeça. Mantive a calma e as coisas foram dando certo", afirmou o tenista.
Com o resultado, Blake, oitavo colocado na Corrida, lidera o grupo dourado. Isto porque o russo Nikolay Davydenko venceu o espanhol Tommy Robredo em três sets, 7/6(8), 3/6 e 6/1. O norte-americano leva a melhor no aproveitamento de sets disputados.