Bia e sua equipe durante o torneio de Roland Garros
O título do Aberto da França não só fez bem ao moral e aos bolsos de Rafael Nadal e Jelena Ostapenko. Os “Reis de Paris” também ganharam valiosas posições no ranking mundial, divulgado hoje. No ranking masculino da ATP, o Toro Miúra subiu duas posições e agora está apenas atrás do britânico Andy Murray, que terá muitos pontos para defender a partir de agora. Vice-campeão de Roland Garros, o suíço Stanislas Wawrinka permanece em terceiro lugar. O grande destaque negativo fica por conta do sérvio Novak Djokovic que, de líder disparado e absoluto há um ano, ocupa agora a quarta colocação.
Roger Federer permanece em quinto e o canadense Milos Raonic em sexto. Apesar de ter sido semifinalista em Paris, o austríaco Dominic Thiem caiu uma posição e está em oitavo, atrás do croata Marin Cilic, que foi eliminado nas quartas de finais na França por Stan Wawrinka. Completando o Top 10 duas decepções em Roland Garros: Kei Nishikori em nono e Alexander Zverev, que perdeu na estreia para Fernando Verdasco, em décimo. Entre os brasileiros, Thomaz Bellucci ganhou quatro posições e agora ocupa a 57ª posição na classificação mundial. Rogério Dutra Silva foi outro brasileiro que melhorou, ganhando sete postos, e agora é o 72º lugar. O cearense Thiago Monteiro caiu uma posição e agora está em 96º na lista.
Entre as duplas, continuamos com dois representantes no Top 10 e agora com cinco brasileiros entre os 100 melhores. O grande destaque foi Rogerinho, que com a grande campanha ao lado do italiano Paolo Lorenzi, alcançando as quartas de finais, subiu 45 posições e está na nonagésima colocação. Marcelo Melo permanece na quarta posição após Roland Garros. Bruno Soares subiu dois postos e está em sétimo. Marcelo Demoliner caiu uma posição e está em 53º. Já André Sá perdeu sete colocações e ocupa o 61º posto no ranking.
Ranking WTA
No ranking da WTA, o grande destaque da classificação desta semana é a sensação do momento, Jelena Ostapenko, que ganhou 35 posições e agora é a número 12 do mundo. A alemã Angelique Kerber, mesmo tendo sido eliminada na primeira rodada de Roland Garros, segue como número um. A vice-campeã do Aberto da França, Simona Halep, ganhou duas posições e está em segundo. Halep tirou a vice-liderança da “grávida do ano” Serena Williams. Ótimas notícias para Beatriz Haddad Maia que, com a classificação à chave principal de Roland Garros e a boa campanha no Challenger de Bol, passou a integrar o Top 100, sendo agora a 94ª melhor ranqueada na WTA.