Bellucci reconhece páreo duro contra a Alemanha na Copa Davis, mas confia: "podemos surpreender"

Brasil duela, fora de casa, contra os germânicos buscando se manter na elite do torneio e canhoto admite que grupo tem reais chances de vencer

Da Redação, Em São Paulo em 10 de Abril de 2013 às 12:14

Após a participação no programa "Encontro" de Fátima Bernardes", nessa quarta-feira, o paulista Thomaz Bellucci embarca para a Europa a fim de disputar uma série de torneios no saibro até Roland Garros. Mas o assunto em tona de hoje foi o sorteio realizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), o qual definiu que o Brasil enfrentará a Alemanha, fora de casa, para permanecer no Grupo Mundial da Copa Davis em 2014.

Bellucci reconheceu que sorteio não favoreceu Brasil nos Playoffs da Davis, mas crê em vitória fora de casa
O País tinha 50% de chances para ser mandante na repescagem que acontece entre 13 e 15 de setembro e, mesmo que tenha escapado de seleções fortíssimas como Espanha de Rafael Nadal e Suíça de Roger Federer, o time de João Zwetsch tem pela frente os alemães, que contêm sete jogadores no top 100 e seu principal jogador, o experiente Tommy Haas, vem em ótima forma em 2013.

Bellucci reconheceu que a parada é duríssima, no entanto crê que a qualidade do grupo brasileiro no revés por 3 a 2 diante dos EUA, depois de estar perdendo por 2 a 0, deu confiança para os jogadores confiarem na vitória mesmo em território inimigo.

"Pegamos um confronto muito difícil. Playoff é assim mesmo, não tem confronto fácil. Mas tenho certeza que mesmo na casa deles podemos surpreender e conseguir a vaga para o Grupo Mundial novamente", disse o número 1 do Brasil e 40º do mundo.

Este será o sexto encontro entre Brasil e Alemanha pela Copa Davis. No retrospecto, os alemães levam vantagem de 3 a 2, mas o último encontro aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 com vitória para o Brasil de Jaime Oncins, Luiz Mattar, Fernando Roese e Cássio Mota. Nem a presença de Boris Becker foi o bastante para nos baterem na primeira rodada do Grupo Mundial daquele ano.

O palco e a superfície do encontro serão definidos nas próximas semanas, sendo que Zwetsch tem até 3 de setembro para selecionar seus comandados para a viagem até a Alemanha.  Quanto ao desempenho individual, Bellucci foca agora em uma sequência de seis eventos, começando por Monte Carlo. Depois, ele joga Barcelona, Munique, Madri, Roma e Roland Garros. Caso os resultados não sejam o esperado, Thomaz jogará o ATP de Nice, na semana anterior ao Grand Slam francês, assim como o fez em 2012.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Brasil escapa de Espanha e Suíça, mas encara Alemanha fora de casa para ficar na elite da Copa Davis

Brasil cai no ranking, não é cabeça na repescagem e entra na mira de Nadal e Federer naCopa Davis

Número 1 do mundo, Djokovic abre contra John Isner as quartas de final da Copa Davis

Herói em 2012, Radek Stepanek é poupado do 1º dia das quartas de final da Copa Davis

"Não é fácil manter o nível alto aos 31 anos", confessa o experiente David Ferrer

Tsonga diz não entender ausências de Federer Del Potro na Copa Davis e exalta torneio: "é o mais importante"

+Federer defende título em Madri com chave fortíssima na companhia de Nadal Djokovic

+Jornal americano revela que Djokovic e Cia sabem pouco das regras do tênis

ESPECIAL: Missão cumprida - Após nove anos de espera, o Brasil retorna ao Grupo Mundial da Copa Davis em grande estilo com vitória sobre a Rússia em São José do Rio Preto e já estipula maiores objetivos para poder competir com as melhores equipes do mundo a partir de 2013  (Confira!)

Notícias

Mais Notícias