Os time comandado por João Zwetsch esteve a uma vitória de bater nossos vizinhos e quebrar escrita de 14 anos
Da redação em 9 de Março de 2015 às 13:30
O Brasil lutou contra a Argentina em Buenos Aires, mas a derrota de Thomaz Bellucci contra Federico Delbonis, 6/3, 4/6, 6/2 e 7/5, em 2H59, selou a eliminação brasileira no Grupo Mundial da Copa Davis 2015. A partida que começou no domingo e encerrou nesta segunda-feira fechou o confronto em 3-2 para os hermanos e o Brasil disputará a repescagem no segundo semestre.
Em um primeiro set que começou no domingo, Bellucci começou o jogo fora de foco e permitiu que Delbonis abrisse boa vantagem com duas quebras de vantagem. Thomaz ainda conseguiu devolver uma das quebras quando o argentino sacava para o set, mas na segunda oportunidade, o tenista da casa salvou dois break points e fechou em 6/3, em 41 minutos.
Nesta segunda-feira, a partida recomeçou com um ótimo público lotando a quadra do complexo de Tecnópolis. As entradas gratuitas proporcionaram o maior público de todos os dias do confronto, mas Thomaz não pareceu se abalar com a pressão vinda das arquibancadas.
O brasileiro, número 85 no ranking da ATP, conseguiu manter seu saque desde o começo, ao contrário da parcial anterior , e se manteve sempre a frente no set. No oitavo game, Delbonis teve que sacar com 0/40 e acabou perdendo seu saque em momento crucial. Thomaz não desperdiçou a chance e venceu o segundo set por 6/3, em 38 minutos.
Mantendo o bom ritmo do set anterior, Bellucci abriu 15/40 logo no primeiro game, mas não conseguiu capitalizar a vantagem. Sem aproveitar sua chance, o brasileiro perdeu 13 pontos consecutivos para ver Delbonis abrir vantagem de 3/0 na parcial. O argentino não deu brechas para Thomaz tentar se recuperar e com mais uma quebra, venceu por 6/2, em 41 minutos e ficou a um set da vitória.
Sabendo que precisaria vencer o set para manter as chances do Brasil no confronto, Bellucci conquistou uma quebra importante no quinto game do último set, mas perdeu seu saque logo na sequência, igualando o marcador. Quando o brasileiro sacava para levar o quarto set para o tie-break, Delbonis pressionou muito o saque de Thomaz e na primeira oportunidade para fechar o jogo, acertou um belo forehand e bateu Bellucci por 7/5, em 58 minutos, fechando o confronto sul-americano.
Com a derrota, o Brasil terá que disputar a repecagem se quiser voltar a disputar o Grupo Mundial da Copa Davis no ano de 2016. O time de João Zwetsch buscava a primeira vitória na elite do tênis mundial desde o triunfo sobre o Marrocos, em 2001, na cidade do Rio de Janeiro, a última vitória brasileira no Grupo Mundial.