Tenista espanhol é o atual campeão olímpico em simples e brigará com Iker Martinez e Xabi Fernández pela honraria; escolhido será revelado em junho
Da redação em 2 de Março de 2012 às 07:50
Depois de receber um voto de confiança do tio e técnico Toni em entrevista nessa semana, o espanhol Rafael Nadal brigará para ser o porta-bandeira do país na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto. Porém, o número 2 do mundo terá fortes concorrentes na disputa - os velejadores Iker Martinez e Xabi Fernández estão no páreo pela honraria, segundo declara o site Nauta 360.
Nadal foi medalha de ouro nas simples em Pequim/2008 e é um dos cotados para ser porta-bandeira espanhol em Londres |
Tanto Martinez quanto Fernández são atletas muito respeitados na Espanha. Por causa deles, a classe 49er, na qual competem, é a única na qual o critério de classificação para Londres é técnico, ao invés de ser baseado em resultados ou rankings. A alteração foi feita pela Real Federação Espanhola de Vela para permitir que a dupla pudesse ser escolhida para viajar à Inglaterra.
Juntos, subiram ao lugar mais alto do pódio em Atenas e foram segundo colocados na China, há quatro anos. No momento, os dois velejadores não estão em ação na classe original por estarem disputando o Ocean Race, em um barco espanhol.
Por sua vez, Nadal é o atual campeão olímpico de simples e entra como um dos possíveis candidatos ao ouro novamente, já que é bicampeão em Wimbledon, sede das competições do tênis em Londres. Outro fato a favor do "Touro Miúra" é a disputa da vela começar em 28 de julho, dia seguinte à cerimônia de abertura.
A competição será realizada em Waymouth, a cerca de 200km da capital inglesa. O COE se pronunciará sobre o escolhido no dia 25 de junho, cerca de um mês antes dos Jogos.
Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...
+ Nadal se diz orgulhoso por levar Djokovic ao limite e reconhece: "Foi a derrota menos dolorida"
+ Nadal inicia ano com foco na preparação e diz não ter certeza se pode bater Djokovic
+ Tio de Nadal enfatiza que foco para 2012 não é Djokovic: "Não dependemos dele"
ESPECIAL: Número um dourado - Em 2008, após longa espera, Nadal assumia a ponta do ranking, com todos os méritos. O ouro nas Olimpíadas de Pequim foi a "cereja do bolo" (Confira!)