Após campanha perfeita na Austrália, Azarenka é confirmada como a nova número 1 do ranking da WTA

Destaque da semana, Vika mantém 890 pontos de vantagem para Kvitova; Wozniacki, Li e Clijsters são os destaques negativos da nova classificação

Da redação em 30 de Janeiro de 2012 às 04:32

Campeã do Australian Open, Azarenka é mais uma musa a chegar ao topo do ranking
O ranking dessa segunda-feira confirmou a bielorrussa Victoria Azarenka como a nova número 1 do tênis feminino após o título inédito no Australian Open. A jovem de 22 anos subiu dois lugares e se tornou a primeira atleta de seu país (entre homens e mulheres) a ascender ao topo do ranking em simples.

Azarenka chegou ao total de 8.585 pontos, ficando a 890 à frente da tcheca Petra Kvitova, que com a semifinais em Melbourne, manteve-se na vice-liderança. A russa Maria Sharapova, por sua vez, subiu uma colocação com a final no Major australiano e chegou à terceira posição da WTA, com 7.560 pontos.

E a maior perda após a primeira competição importante de 2012 ficou em cargo da dinamarquesa Caroline Wozniacki. Sempre bastante criticada por ser líder do tênis feminino e nunca ter vencido um Grand Slam, agora a loira nem pode-se considerar número 1 - com a derrota nas quartas de final para a belga Kim Clijsters, desceu à quarta posição da tabela, com 7.085 pontos.

Wozniacki foi uma das jogadores que mais caíram na lista dessa segunda-feira - de líder foi à quarta posição
Wozniacki chegou ao topo do ranking em outubro de 2010 e perdeu essa condição apenas em uma semana de fevereiro do ano passado, quando Clijsters ficou à sua frente após o vice-campeonato no Premier de Paris. Recuperando a liderança em Dubai sete dias depois. Ainda no top 10, a polonesa Agnieszka Radwanska subiu dois lugares e foi ao sexto lugar, sua melhor classificação.

A francesa Marion Bartoli também avançou duas casas e alcançou a sétima posição da WTA. Quem lamentou, ao lado de Wozniacki, no seleto grupo acabou sendo a chinesa Na Li, que após não ter defendido a final de 2011, desceu ao nono posto.

Outra queda significativa acabou ocorrendo com Clijsters. A belga, campeã na edição passada em Melbourne, perdeu na semifinal deste ano e despencou do 14º ao 30º lugar da entidade. A norte-americana Serena Williams manteve-se na 12ª posição, enquanto que a irmã, Venus, ainda ausente do circuito por conta de uma doença autoimune, caiu para a 133ª colocação.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Campeã, Azarenka agradece à avó e ao técnico por crescimento emocional

 + Kuznetsova e Zvonareva revelam que formaram parceria campeã de última hora

Clijsters se diz orgulhosa pela dedicação na Austrália e já mira boa campanha em Roland Garros

Nabriga pela liderança, Sharapova prega respeito a Kvitova:''É a tenista a ser batida''

Venus e Serena são convocadas para defender os EUA na Fed Cup em fevereiro

Wozniacki minimiza perda da liderança do ranking: "Ao final do ano veremos quem é a melhor"

Navratilova enche Kvitova de elogios e ataca Wozniacki: 'Ela não é a verdadeira número 1'

ESPECIAL:Novidades no ar - WTA Championships, disputado em Istambul, mostrou que teremos muita briga pelas primeiras posições do ranking em 2012   (Confira!)

Notícias

Mais Notícias