Grande Finale

Após fase instável, Bellucci confirma recuperação e pode encerrar ano no top 30 pela 1ª vez na carreira

Atual 32º colocado da ATP, paulista ainda tem o Challenger Finals a disputar e caneco o garantiria a melhor classificação ao término de uma temporada


O ranking dessa segunda-feira manteve o paulista Thomaz Bellucci como principal tenista brasileiro do circuito e único no top 100 da ATP. O paulista natural de Tietê (SP) está na 32ª colocação, com 1.112 pontos e, com um torneio a mais para disputar - o ATP Challenger Finals - tem grandes chances de fechar 2012 dentro do top 30.

Getty Images Latam/ Divulgação Adidas
Bellucci pode entrar no top 30 caso vença o Challenger Finals de forma invicta
Desde 2008, a primeira vez que furou o grupo dos 100 melhores jogadores do mundo, Bellucci sempre encerrou as atividades dentro desse pelotão. Naquele ano, o canhoto encerrou com o 85º do ranking. Na seguinte, em 36º. Em 2010, fechou a temporada como 31º do ranking, sua melhor classificação até aqui depois de seus compromissos anuais.

No ano passado, Bellucci terminou como 37º colocado. Em 2012, após um primeiro semestre muito aquém das expectativas, principalmente pelo fato de jogar no saibro (seu piso preferido), o tenista de 24 anos recuperou terreno na parte final do ano e voltou ao grupo dos 40 melhores.

Caso triunfe no torneio de forma invicta, que reúne os sete melhores jogadores da série Challenger, em que é convidado da organização, Bellucci somaria 125 pontos. Como descarta um total de 57 pelas quartas de final alcançada no ATP 250 de Nice (França), em maio, o pupilo de Daniel Orsanic chegaria a 1.180, ficando à frente do austríaco Jurgen Melzer, em 29º.

A última vez que Bellucci figurou entre os 30 melhores do mundo aconteceu em julho de 2011. No Challenger Finals, que será realizado no Ginásio do Ibirapuera entre 27 de novembro e 2 de dezembro, o brasileiro terá a companhia de Victor Hanescu (ROM), Paolo Lorenzi (ITA), Aljaz Bedene (SLO), Evgeny Donskoy (RUS), Guido Pella (ARG), Andreas Haider-Maurer (AUT) e Ruben Ramirez Hidalgo (ESP).

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Tsonga e Verdasco marcam presença inédita na Hopman Cup em 2013

Jogo entre Djokovic e Guga no Maracanãzinho terá preços a partir de R$100

Nadal aproveita tempo fora das quadras para jantar com Rei Juan Carlos da Espanha

Campeão em Toronto, Djokovic bota pressão e pode roubar nº1 de Federer após Cincinnati

"Pensar em levar a bandeira do meu país é sensacional", afirma Djokovic

Espanha aciona "plano B" e escolhe Pau Gasol no lugar de Nadal como porta-bandeira nas Olimpíadas

Nadal anuncia que não jogará as Olimpíadas de Londres: "Um dos dias mais tristes da minha carreira"

ESPECIAL:De volta - Sem confiança pela falta de resultados convincentes, Thomaz Bellucci precisou enfrentar seus próprios pesadelos para voltar a sorrir no circuito. Agora, o terceiro brasileiro com mais títulos de alto escalão tem a aposta da psicologia para acabar com os altos e baixos da carreira  (Confira!)

Da redação

Publicado em 13 de Novembro de 2012 às 13:37


Notícias