Revoltado

Rafter solta o verbo e pede menos privilégios para jovens na Austrália

Tenista bicampeão do US Open assistiu a derrota na Copa Davis e afirmou que os jovens tenistas no país estão muito mal acostumados


Garantidos no Grupo Mundial da Copa Davis, os belgas fizeram a festa sob os olhares da torcida australiana
Não foi apenas a equipe brasileira que decepcionou a torcida e se viu obrigada a passar mais um ano no Grupo Zonal da Copa Davis. Jogando em casa e sob olhares de Patrick Rafter, a Austrália, desfalcada de Lleyton Hewitt no último dia, sofreu uma inesperada virada diante da Bélgica e ficou fora da elite pelo quarto ano seguido.

Vendo o declínio do tênis no país, Rafter rasgou o verbo e disse que o problema está no excesso de privilégios dado aos jovens tenistas no país. "Nós temos que fazer isto mais difícil para eles (jovens). Eles têm que se esforçar também e há meios para fazer isso", afirmou o tenista bicampeão do US Open (1997/98).

"Dar tudo a eles não está ajudando a encontrarmos soluções. Se eles jogam por eles mesmos, sem técnico, sem nada, por alguns meses e os colocamos com dificuldades na Europa, eles terão que achar soluções e meios de superar isso", garantiu Rafter. "São apenas experiências de vida que eles precisam colocar dentro de quadra", completou.

Rafter ainda lamentou que o sexto do mundo no ranking júnior, Jason Kubler, e outra promessa Bernard Tomic, tiveram que presenciar a derrota. "Eles obviamente estavam ansiosos pela oportunidade de voltar ao Grupo Mundial, então isso significou bastante e foi muito destruidor para eles", lamentou o ex-tenista. "Os belgas jogaram um ótimo jogo na hora certa. Mas acho que poderíamos ter vencido o confronto. Tiveram um ou dois pontos que poderiam virar tudo a favor da Austrália, então foi muito triste e eles devem estar muito machucados hoje", completou.

Com a classificação inédita do Cazaquistão para o Grupo Mundial, a Austrália entrou no sorteio desta quarta-feira já classificada para a segunda rodada do Grupo Ásia/Oceania, onde irá enfrentar Taiwan ou China para tentar voltar à disputa da repescagem do Grupo Mundial em 2011.

Últimas notícias sobre o mundo do tênis...

+ Todas cabeças-de-chave vencem na estreia do WTA de Tashkent

+ Indian Wells anuncia projeto de melhorias na área do complexo tenístico

+ Após muita espera, Del Potro deve voltar ao circuito em Bangkok

+ Campeão em 2008, Nadal anuncia volta a Queens em 2011
+ Após derrota na Índia, Guga reconhece: "Não podemos ter expectativas muito altas"

ESPECIAL: Jogadores que amamos: Rafael Nadal - Em busca de seu primeiro título, Nadal estreia hoje no US Open. Aqui vai um perfil especial do número um do mundo! (Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Setembro de 2010 às 13:02


Notícias