Davis

Federer reencontrará McEnroe na primeira rodada da Davis, em 2009

Em 2001, após o suiço "acabar" com os EUA, o capitão McEnroe disse que Federer seria número um


Federer volta a enfrentar os EUA na Davis
Através de seu site oficial, Roger Federer deu uma má notícia para os norte-americanos nesta terça-feira: jogará a primeira rodada da Copa Davis em 2009, justamente contra os EUA.

O número dois do mundo não joga uma primeira fase do torneio desde 2004, quando ajudou a Suíça a derrotar a Romênia por 3 a 2. Animado com a boa fase e com o ouro olímpico conquistado com Stanislas Wawrinka, Federer se disse contente em defender mais uma vez seu país. "Estou animado para encontrar os meus colegas de time, com os quais tenho grande amizade, e aguardo com expectativa este confronto", declarou.

O suíço sabe que terá um "fim de semana muito duro" diante dos norte-americanos, campeões em 2007 e que já conquistaram este torneio por 32 vezes.

A decisão de Federer em jogar o confronto demonstra que ele está disposto a conquistar a primeira Davis da história da Suíça e, conseqüentemente, de sua carreira.

O melhor resultado do país foi a final de 1992, quando Mark Rosset e Jakob Hlasek não conseguiram segurar o "dream team" norte-americano, formado por André Agassi, Pete Sampras, Jim Courier e John McEnroe. Vitória tranqüila dos EUA por 3 a 1, no Texas.

Na ocasião, Andy Roddick, então um garoto de 10 anos, assistiu de perto os confrontos e agora terá a chance de reviver o duelo contra os suíços. O número sete do mundo provavelmente terá a companhia de James Blake, nos jogos de simples, e dos irmãos Bryan, que devem enfrentar os campeões olímpicos Federer e Wawrinka nas duplas.

O último confronto entre as duas equipes aconteceu em 2001, na Basiléia. Então com 19 anos, Federer venceu as três partidas que disputou e eliminou o time comandado pelo capitão John McEnroe. Na época, a lenda norte-americana profetizou: "Este menino ainda vai ser número 1 algum dia".

O duelo da próxima temporada ocorrerá em março, antes dos Masters Series de Indian Wells e Miami. Desta vez, os EUA serão mandantes e podem escolher a cidade e o tipo de quadra das partidas. O vencedor enfrenta Croácia ou Chile nas quartas-de-final.
José Eduardo Aguiar

Publicado em 28 de Outubro de 2008 às 13:33


Notícias