"Pior tenista do mundo" processa diário inglês por rótulo e críticas

Dono da maior série de derrotas do tênis profissional, Robert Dee gera enorme polêmica com jornais britânicos


Robert Dee quebrou a série de derrotas ao vencer um jovem espanhol de 17 anos
Um caso inusitado vem agitando os tribunais no Reino Unido. Classificado pelo jornal Daily Telegraph como o "pior tenista do mundo", o britânico Robert Dee resolveu processar a publicação e deu início a uma polêmica ao mesmo tempo triste e curiosa no tênis inglês.

Aos 23 anos, Dee resolveu processar o jornal após a publicação de dois artigos, ainda em 2008, que falavam sobre seus insucessos dentro de quadra. No primeiro, o Daily Telegraph brinca com uma vitória do tenista: "O pior tenista profissional do mundo enfim ganha". Já no segundo, os britânicos descrevem o jovem como "a sensação britânica, o pior do mundo".

Embora o caso ainda esteja sendo julgado nos tribunais, Dee já conseguiu, pelo menos, uma série de desculpas do jornal e uma boa quantia em libras por danos morais. Segundo o tenista, a publicação ainda fez outras duras críticas a seu desempenho, afirmando que ele "persistia de maneira pouco racional e realista ao seguir com a carreira de tenista profissional, já que estava condenado ao fracasso e perdendo muito dinheiro".

Jornais ingleses se desculpam com o jovem tenista
Por mais que já tenha pedido desculpas publicamente, o Daily Telegraph insiste, agora nos tribunais, que Dee possui a maior série de derrotas do mundo, com 54 insucessos seguidos. Segundo o jornal, o feito foi igualado apenas por um tenista da Guatemala, mas este, ao menos, conseguiu ganhar um set, enquanto o inglês perdeu 108 sets consecutivos.

Atentos ao caso, outras publicações do país - como a BBC, o Daily Mail, o The Guardian e o The Sun - já se prontificaram a pedir desculpas ao tenista por artigos anteriores, tentando, assim, evitar futuros problemas nos tribunais. As desculpas públicas de todas essas publicações podem ser vistas no próprio site do tenista.

Atualmente sem ranking como profissional, a melhor posição de Dee foi o 1466ª lugar. No site da ATP estão registradoas apenas 14 partidas em eventos organizados pela entidade, sendo que em nenhuma delas o britânico conseguiu vencer um set. Entre as derrotas, uma para o brasileiro Andre Ghen, por fáceis 6/2 e 6/0. O restrospecto geral é ainda menos animador, com Dee vencendo apenas 27 de 195 games e tendo levado nove "pneus" (6/0) em 14 jogos.

Mais notícias sobre o mundo do tênis fora das quadras...

+ Amante de cinema, Ivanovic declara admiração pelo sucesso Avatar

+ Nova rival de Becker, espanhola esbanja beleza e desconcentra adversários

+ Pai de Dokic tem sentença reduzida em 20%

+ Em alta, Bellucci participa de chat com internautas
+ Exuberante, Sharapova ataca de "Dona de casa" em ensaio

ESPECIAL:O que os números dizem no tênis? - Os números não mentem - A Revista TÊNIS analisou as estatísticas de todos os Grand Slams de 2009. O que estes números revelam? (Confira!)

Da redação

Publicado em 25 de Fevereiro de 2010 às 07:10


Notícias