Smash! Defina o ponto com categoria

O sétimo artigo da série de instrução infanto-juvenil, organizado pela professora Suzana Silva, traz dicas para as crianças aprenderem o smash

Suzana Silva em 25 de Junho de 2007 às 14:41

CAWABONG! Pow! Crash! Smash! Aqueles que curtem revistas em quadrinhos já devem estar familiarizados com as palavras que representam sons, não é mesmo? O smash (do inglês: amassar, esmagar), quando bem executado, faz barulho e faz estragos. Geralmente realizado junto à rede, este golpe dá ao seu executor aquela moral de quem define o ponto com categoria. Ele deve fazer parte do planejamento de lições como um golpe a ser ensinado e, no seu plano de aulas, é um excelente aquecimento para o saque.

Para começar, algumas informações importantes:

1. A habilidade de arremessar uma bola com uma mão por cima da cabeça dá origem à habilidade de rebater uma bola por cima da cabeça. Daí vem a importância de brincar de arremessar bolas - principalmente as de futebol americano, que forçam a pronação - para melhorar o padrão motor do smash e também do saque.

2. O smash é uma habilidade menos complexa do que o saque por não envolver o lançamento da bola. Assim, no seu planejamento, pense em ensinar e praticar o smash como preparação para o saque.

3. Smash quicado X Smash direto: em dúvida de qual ensinar primeiro? No quicado, bola perde velocidade ao subir para ponto de impacto. No direto, a bola desce em crescente velocidade para o ponto de impacto. Sacou?

4. Ao ensinar o smash direto para seus alunos, lance a bola praticamente na altura do impacto, lembrando que o aprendiz deve golpear o smash com o braço totalmente estendido. Quando estão aprendendo, o mais importante é compreenderem onde fica o ponto de impacto. Empunhadura vem em seguida (Continental).

5. É muito importante, no início do aprendizado do tênis, que se pratiquem as habilidades de projeção (lançar, arremessar, rebater na direção de algum alvo) e de recepção (agarrar, receber, rebater bolas que vem quicando ou rolando de diferentes formas). Por esta razão, organizar aulas em que os alunos trabalham em duplas é tão importante, pois, desde o início, o aprendiz vai sendo estimulado a antecipar de onde a bola vem e como vem. Se não tiver jeito e a aula for individual, procure variar as maneiras de lançar a bola para ela rebater, ok?

E VAMOS AOS JOGOS!
5, 6, 7 anos: Você pode estimular o movimento de arremesso com um grupo de crianças jogando o divertido Bem Limpinha! Deixe número igual de crianças e de bolas nos dois lados da quadra. Ao sinal, elas devem passar o maior número possível de bolas para o outro lado em, digamos, um minuto (deixar a quadra "bem limpinha"). Ao final do tempo, o grupo que tiver menos bolas do seu lado é o vencedor.

FACILITANDO: faça o jogo usando apenas o quadradinho, ou uma área menor, com rede mais baixa.

DIFICULTANDO: os participantes só podem lançar a bola a partir da linha de saque, ou a partir da linha do fundo (jogadores mais velhos ou com maior força física).

DICA: este jogo pode ser dado ao final de uma grande clínica: contam-se as bolas de cada lado, realiza-se a revanche, a final... e fica aquela "festa" da competição por equipes.

8, 9, 10 anos: mais um jogo para estimular o arremesso por cima da cabeça, o Passa Logo, é uma competição simples e divertida. Divida a classe em duplas.

#Q#

Dois de cada equipe ficam posicionados frente a frente, dentro do corredor de duplas - cada um em um corredor. A dupla que trocar primeiro dez passes por cima da cabeça sem deixar a bola cair é a vencedora. Repetir o jogo, mas agora os passes deverão ser "quicados", ou seja, a bola é arremessada por cima da cabeça, quica apenas uma vez e chega às mãos do colega de equipe.

FACILITANDO: colocar cada integrante das duplas dentro de um arco no chão, a uma distância menor, para que consigam realizar os passes sem deixar a bola cair.

DIFICULTANDO: um dos integrantes de cada dupla fica com uma raquete na mão, e deve golpear a bola lançada pelo companheiro com um smash.

A delimitação dos espaços favorece a precisão, tanto de quem lança de baixo para cima como de quem realiza o smash com a raquete. O smash nesta competição deve ser feito de modo que o companheiro consiga pegá-lo com as mãos depois do primeiro quique da bola sem sair do lugar. Certo?

DICA: nesta fase as crianças gostam de combinar diferentes habilidades entre si. Se seus alunos desta faixa etária já estão acertando os smashes numa boa, coloque elásticos na quadra para que eles saltem antes de rebater. Prenda o elástico de lado a lado da quadra, na altura do calcanhar das crianças, perto da rede. Elas deverão saltar para trás, executar um smash, saltar para frente, executar outro e seguir assim sucessivamente.

10, 11, 12 anos: a criança já deve conseguir se deslocar melhor e controlar direção e profundidade em seus smashes. Neste momento, recuperar-se rapidamente para uma posição de vantagem depois de rebater qualquer bola é altamente recomendável. Você pode fazer o seguinte jogo: um aluno começa com a raquete encostada na fita da rede e o outro aluno/adversário está do outro lado da rede, no fundo da quadra, junto a uma área alvo que você delimitar (funda cruzada, funda paralela). Você lança a bola para o aluno da rede se deslocar para trás, efetuar o smash para a área alvo e o ponto só inicia quando ele acerta o local delimitado.

FACILITANDO: use áreas grandes, lance a bola pouco atrás, ou dê duas chances para o aluno acertar na área alvo (se errar as duas, perde o ponto).

DIFICULTANDO: diminua a área alvo, lance a bola mais difícil, mais atrás, ou dê apenas uma chance por ponto.

DICA: você deve estar percebendo a esta altura que qualquer drill pode virar um jogo!

13 anos em diante: não perca a chance de trabalhar o jogo de duplas em seus treinos e aulas com estes jovens! Você pode fazer este divertido e irado jogo Kamikaze: seus quatro tenistas começam dentro da linha de saque e você lança a primeira bola alta para o smash. Faça um game com cada um iniciando o ponto.

Obviamente, os tenistas precisarão respeitar o fairplay do esporte e mirar o smash nos pés ou longe dos adversários, certo?

Suzana Silva desenvolveu a linha de Raquetes"EZ Wilson" e é diretorada Tote Esporte com Arte. tote@tote.com.br
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