Na rede

Dicas básicas para quando você estiver na rede nas duplas

Por André Sá em 13 de Abril de 2014 às 00:00

HÁ QUEM DIGA QUE, MAIS DO QUE um bom sacador, quem define os games de saque nas duplas é o tenista da rede. Saber jogar nessa área da quadra é fundamental nas duplas e, para se dar bem, podemos listar algumas dicas básicas que todo voleador precisa saber.

Em primeiro lugar, é importante o tenista da rede entender a sua função. Ele tem o papel de interceptar as bolas e defender o centro da quadra. É preciso estar sempre atento com o posicionamento.

Não adianta querer defender só o corredor de duplas. Aquela área é muito difícil de atacar. Então, esteja preparado para cobrir o centro. Entre os amadores, você deve, sim, cobrir o corredor, mas não ficar isolado no canto da quadra. De vez em quando, deve arriscar fechar o meio ou mesmo cruzar para interceptar a bola.

Sua grande vantagem é saber o destino da primeira bola (o saque), assim você pode antecipar a próxima jogada. Outra coisa importante que você precisa fazer é se movimentar sem a bola, ou seja, fazer com que o adversário esteja sempre preocupado, acreditando que vai cruzar. Isso, além de tirar a concentração do oponente, também diminui sua precisão na devolução.

O tenista da rede deve ser rápido e sempre tomar a iniciativa. Sua mentalidade dever ser: “quando tocar na bola, é para definir o ponto”. É muito importante que o jogador da rede transmita confiança e iniciativa para o sacador.

Algumas dúvidas comuns:

Se meu parceiro executou um segundo saque muito fraco, os adversários devolveram e vieram para a rede, o que faço?

Se o segundo saque é fraco, você tem que defender seu lado da quadra. É muito difícil tentar fazer alguma coisa, pois o recebedor vai estar atacando a devolução.

Meu parceiro sacou bem aberto, devo tentar cruzar ou fechar mais a paralela?

No saque aberto, o ideal é cobrir a paralela e, no saque no “T”, aí sim o tenista da rede pode tentar cobrir mais o meio ou cruzar.

Os adversários estão me lobando com frequência, o que faço?

Simples. Dê um ou dois passos para trás. Isso dificulta o lob.

Tomei um lob, cruzei e agora estou de frente com o outro adversário que também está na rede. E agora?

Se você cruzou e está frente a frente com seu adversário, o melhor é cobrir seu lado e aguardar um bom momento para tentar cruzar e definir o ponto.

Quando interceptar a bola na rede, qual o melhor lugar para definir o ponto? Na direção do adversário que está na rede ou uma cruzadinha curta?

O lugar para definir o ponto pode ser os dois, dependendo da situação de jogo. Você pode definir com uma bola firme na direção do adversário, que é o mais seguro, ou usar os ângulos e curtinhas.

Se meu parceiro vem para a rede, devo recuar? Devo ficar na rede? Devo me preocupar com o quê?

Na rede, você nunca deve recuar, a não ser quando toma um lob bem executado. O objetivo nas duplas é ser agressivo e, uma vez que chegou à rede, fique lá. Definir o ponto será mais fácil perto da rede do que no fundo da quadra.

Duplas duplas dicas básicas dúvidas lob

Mais Duplas