Melhor time

Argentina e Espanha reeditaram final da Davis de 2008. Espanhóis, com 13 tenistas no top 100, provaram, mais uma vez, que têm time de sobra

Matheus Martins Fontes em 12 de Dezembro de 2011 às 13:40

COMO EM 2008, A FINAL DA COPA DAVIS reservou um idioma comum a duas nações que guardavam sentimentos distintos. A Espanha se orgulhava do feito alcançado em Mar del Plata, quando, sem Rafael Nadal, bateu os argentinos liderados por David Nalbandian e Juan Martin del Potro por 3 a 1. Por sua vez, era a chance de vingança do time de Títo Vázquez, que buscava acabar com a sina de nunca ter conquistado a "Ensaladeira".

No entanto, além de Nadal e David Ferrer, dois dos melhores jogadores no saibro, a Espanha tinha outras cartas na manga - o país ibérico não perde um confronto em casa e sobre a terra batida desde 1999, quando a equipe de Carlos Moyá e Alex Corretja acabou desbancada pelo Brasil de Guga e Meligeni. Além disso, Nadal e Ferrer estavam invictos na competição como mandantes.

No primeiro dia, Nadal atropelou Juan Monaco. Depois, Ferrer superou Del Potro em jogo épico, e praticamente selou o destino dos visitantes. No sábado, a dupla Nalbandian e Eduardo Schwank deu show diante de Fernando Verdasco e Feliciano Lopez. No domingo, Nadal saiu atrás, mas conseguiu uma virada heroica contra Delpo em jogo de mais de quatro horas para garantir o quinto título espanhol (2000, 2004, 2008, 2009 e 2011). A Argentina amargou o vice pela quarta vez (1981, 2006, 2008 e 2011).

FUTURO
Na última década, a Espanha instituiu uma verdadeira dinastia na maior competição entre equipes do tênis, porém o amanhã já se aproxima com incertezas. Tudo porque Nadal, após a vitória sobre Del Potro, declarou que seu ciclo na Davis terminou. É o que ele arma para 2012, que será um ano em que o atleta vai priorizar as Olimpíadas de Londres. "No ano que vem é garantido que não vou jogar [a Davis]. É um ano muito complexo, é um ano olímpico, e eu fui o que mais joguei em 2011. No ano que vem, fica impossível planejar a Davis e os Jogos de Londres ao mesmo tempo. Mas, graças a Deus, a Espanha tem jogadores de grande nível que nos substituirão", explicou Nadal.

Ferrer comentou que o país deve começar a olhar com mais carinho para os atletas mais jovens visando confrontos futuros. "Estamos mais velhos e não aguentamos tanto. Não sei se é fim de ciclo, mas será difícil que estejam os quatro na Davis, estão surgindo jogadores mais novos", concluiu.

Verdasco e Lopez parecem também não colocar em seu planejamento para 2012 a opção de atuarem juntos nas duplas, principalmente pelo retrospecto irregular neste ano na Copa Davis, em que perderam três do quatro duelos no Grupo Mundial, e pela disputa dos Jogos Olímpicos no ano que vem. A imprensa espanhola já especula que o processo de renovação do time de Albert Costa já se iniciaria em fevereiro, quando a Espanha recebe o Cazaquistão. Entre os possíveis titulares, Nicolas Almagro (10º) e Pablo Andujar (46º), são os nomes de maior destaque. A verdade é que, com 13 jogadores no top 100, a Espanha ainda tem "reservas".

CAIU DE PÉ
A Argentina deve se orgulhar das atuações de seus melhores jogadores e, mesmo com o quarto vice-campeonato acumulado no torneio, mostrou que pode enfrentar de igual para igual qualquer nação e em qualquer superfície. Afinal, quem não se lembra da vitória sobre a Sérvia de Novak Djokovic no piso rápido de Belgrado nas semi nais deste ano? Ou do triunfo diante da Austrália, na grama de Sydney, em 2005?

Se o sonhado título não veio mais uma vez, o time de Títo Vázquez deve ser novamente cotado para o próximo ano como um dos favoritos, pois, além da boa volta de Delpo, a Argentina pode contar com o avanço de Juan Monaco - que tem adquirido muita experiência - e com os já calejados Nalbandian e Chela - que, mesmo na casa dos 30 anos, se recusam a dizer adeus ao bom tênis. Se a Espanha tem 13 tenistas no top 100, a Argentina também sabe que tem "reservas", pois termina 2011 com 13 profissionais no top 200.

Torneio

Mais Torneio