Definidas as quartas de final do ATP de Indian Wells

Os oito tenistas conheceram seus adversários nessa quarta-feira. Confira

Da redação em 17 de Março de 2016 às 13:13

Disputado no deserto californiano, o sétimo dia do ATP Masters 1000 de Indian Wells definiu quem brigará com quem por uma vaga nas semifinais da competição. Os confrontos iniciados a partir das 15h dessa quarta-feira contaram somente com tenistas do top 60 mundial. Em cinco dos jogos, o desfecho esperado aconteceu, confirmando um favoritismo; em um, pode-se dizer que venceu a “zebra”; e nos outros restantes, cantar um vencedor seria imprudente.

Franco favorito na competição, Novak Djokovic se garantiu nas quartas de final sem grandes dificuldades. Em seu duelo mais tranquilo até o momento, o sérvio derrotou o espanhol Feliciano Lopez por duplo 6/3 em apenas 1h05 de partida. Este foi o nono encontro entre os tenistas e a oitava vitória do número um do mundo, que só perdeu para o 21º quando desistiu em fevereiro do ATP 500 de Dubai, por causa de uma infecção no olho.

Como próximo adversário, Djoko tem o cabeça de chave número sete Jo-Wilfried Tsonga. Diante do austríaco Dominic Thiem, o tenista top 10 também conquistou uma vitória fácil, aplicando rápidos 6/3 e 6/2. No retrospecto geral, o sérvio tem ampla vantagem: são 14 vitórias contras seis derrotas - a mais recente delas, no penúltimo encontro, em 2014.

Ainda no mesmo lado da chave, o espanhol Rafael Nadal enfrentou o tenista teoricamente mais fraco, até então, vivo na competição. O confronto, entretanto, foi bastante disputado. Contra o alemão Alexander Zverev, 58º do ranking ATP, o touro de Mallorca precisou virar o jogo antes de alcançar a vitória no match tie break. O placar final marcou parciais de 6/7 (8-10), 6/0 e 7/5 em 2h34 de partida.

Nas quartas de final, o número cinco do mundo terá a difícil missão de superar seu vizinho de ranking. Sexto do mundo, Kei Nishikori também só conseguiu a classificação após aplicar uma virada sobre o norte-americano John Isner. Saindo atrás por um 6/1, o tenista japonês ganhou os outros dois equilibrados sets no tie break: 7/6 (7-2) e 7/6 (7-5). Nadal e Nishikori já se enfrentaram oito vezes, com sete vitórias do espanhol. Porém, a única derrota veio justamente no último encontro.

Já na segunda metade da chave, o duelo mais equilibrado, ao menos no papel. Décimo do ranking mundial, Richard Gasquet enfrentou Marin Cilic, dono da 12ª posição. Apesar de colocar mais primeiros serviços em quadra, o francês conquistou menos pontos enquanto sacava e acabou derrotado pelo croata. O jogo era o terceiro entre os tenistas e terminou por 2 sets a 1 com parciais de 7/5, 5/7 e 6/2.

Pela frente, Cilic terá a “zebra” das oitavas de final. O belga David Goffin se classificou para a próxima fase da competição após conquistar sua primeira vitória contra o quarto melhor tenista da atualidade, Stan Wawrinka. Até então, o suíço havia vencido em todos os encontros, cedendo apenas um set ao rival. Dessa vez, entretanto, o jogo terminou em 6/3, 5/7 e 7/6 (7-5) para o número um da Bélgica.

Por fim, o canadense Milos Raonic bateu o tcheco Tomas Berdych em sets seguidos. Em um jogo bastante disputado, o 14º da ATP se saiu melhor e cravou parciais de 6/4 e 7/6 (9-7) após 1h41 de confronto. Os dois já haviam se enfrentado cinco vezes, sendo que nas últimas quatro a vitória se alternava de lado. A pequena desvantagem, porém, era do sétimo melhor do mundo que contava com uma a menos.

Cabeça de chave número 12, Raonic precisará vencer o 13º favorito do torneio se quiser chegar às semifinais. Atual 16º do ranking mundial, o francês Gael Monfils confirmou seu favoritismo diante do argentino Federico Delbonis.  Em 1h19 de partida, ele cravou parciais de 6/3 e 6/4 em cima do algoz de Andy Murray. Esta foi a terceira vitória de Monfils em Indian Wells, que segue sem ceder sets aos adversários.

Notícias ATP Masters 1000 de Indian Wells BNP Paribas Open Indian Wells Novak Djokovc Rafael Nadal David Goffin

Mais Notícias