Como fazer uma deixadinha

Este golpe importante requer agressividade, porém mãos sutis

Ajay Pant em 12 de Agosto de 2011 às 13:17

1 A deixadinha (drop-shot) pode ser um golpe sutil, mas não significa que ele não seja agressivo. Quando você faz uma deixada, está na ofensiva. É preciso executá-la com convicção. Para começar, você precisa ter um bom posicionamento dentro da quadra. Se estiver fora da linha de base, ou mesmo sobre ela, o drop-shot será um golpe de desespero e provavelmente não vai funcionar. Você precisa se preparar como faz em qualquer outro golpe. Flexione os joelhos, equilibre-se e leve a raquete para trás, como se fosse bater um slice de backhand. Não deixe a face da raquete balançar. Isso vai mostrar suas intenções e prejudicar o seu swing. Use uma empunhadura Continental e traga sua raquete para trás com sua mão não dominante (esquerda para os destros). Isso vai ajudá-lo a girar o ombro.

2 Há uma diferença entre “para baixo e para fora” e “para fora e para baixo”. Seu swing na deixadinha não deve exagerar no movimento para baixo, pois você ainda precisa bater a bola sobre a rede. Abra a cabeça da raquete sutilmente – eu prefiro dizer “deixe-a oblíqua ao invés de “aberta”, pois “aberta” pode fazer as pessoas deixarem a raquete muito deitada. Não enrijeça as mãos enquanto fizer o swing e não acelere durante o movimento como faria ao bater um slice. Contudo, você ainda vai precisar levar o corpo em direção à bola e mover o braço não dominante na direção oposta ao braço que está batendo, para manter o equilíbrio.

3 Em um drop-shot eficaz, a bola primeiramente sobe antes de descer. Construa uma montanha, não um morro. Se a trajetória da bola for muito baixa, a bola irá quicar muito profunda e dará diversas opções para seu oponente. Você quer bater a bola sobre a rede com underspin (efeito contrário ao topspin) e fazê-la descer, assim ela irá pouco para a frente. Mantenha sua cabeça fixa durante o swing e certifique-se de terminar o que você começou. Se socar a bola ou finalizar o swing curto, você terá menos controle de velocidade sobre o golpe e de onde ele vai cair.

 

Movimento da raquete para baixo não deve ser exagerado

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed
by Tribune Services

Técnica/Drills

Mais Técnica/Drills