Wimbledon

Wimbledon anuncia regra de tie-break para 2019; entenda

Decisão ajudará a diminuir duração de partidas de cinco sets


Foto: AELTC/Thomas Lovelock

O All England Lawn Tennis Club, anunciou nesta sexta-feira que a partir da próxima temporada o torneio de Wimbledon contará com uma nova regra. A fim de diminuir a duração das partidas, a competição contará com um tie-break no quinto set, iniciado a partir do momento em que o placar empatar em 12-12.

A mudança acontecerá nas chaves principais e de qualificação de simples masculina e feminina, bem como nas duplas e nos torneios de juniores. Nas categorias de cadeira de rodas a regra não será aplicada.

“Para chegar nesta decisão, o Comitê AELTC buscou o feedback de jogadores e árbitros, analisou duas décadas de dados de partidas e considerou outros fatores, incluindo a complexidade da criação de escalas e a experiência do espectador", comentou o presidente do conselho do AELTC, Philip Brook.

“Nossa opinião era que havia chegado a hora de introduzir um método de desempate para partidas que não haviam chegado à sua conclusão natural em um ponto razoável durante o set decisivo. Embora saibamos que as ocorrências de partidas que se estendem até o último set são raras, achamos que um tiebreak de 12-12 atinge um equilíbrio justo entre permitir aos jogadores uma ampla oportunidade de completar a partida, ao mesmo tempo em que proporciona certeza de que a partida chegará a uma conclusão em um prazo aceitável", finalizou Brook.

Anderson comemora decisão

Finalista na grama britânica em 2018, o sul-africano Kevin Anderson demonstrou contentamento após a notícia em sua conta do Twitter. Vale lembrar que o top 10 da ATP lutou por 6h36 para eliminar o americano John Isner na semifinal com o placar de 7/6 (8-6), 6/7 (5-7), 6/7 (11-9), 6/4 e 26/24. 

Da redação

Publicado em 19 de Outubro de 2018 às 13:54


Notícias Wimbledon Tie-Break Wimbledon