ATP Tour

No US Open, nova geração tenta se firmar nos Grand Slams após sucesso em Masters

Último Major do ano põe frente a frente o "Big 3" com a nova geração do tênis representada por Zverev, Tsitsipas, Khachanov e Medvedev


Foto: Divulgação

Em todo inicio de Grand Slam o "Big 3", formado por Roger Federer,Rafael Nadal e Novak Djokovic, é cotado como principal favorito. Mas, cedo ou tarde, isso pode mudar. Como mudou em 2001, com a vitória de Federer sobre Pete Sampras em Wimbledon em um jogo que entrou para a história do tênis como uma passagem de bastões entre as gerações da época.

Apesar de ainda não ter um troféu de Grand Slam, a "nova geração" já é bem sucedida em torneios Masters. Seu triunfo mais recente foi em Cincinnati, em que Daniil Medvedev , de23 anos, conquistou seu primeiro título na categoria.

Leia mais:

Federer e Nadal brigam pelo posto de número 2 do mundo no US Open

Confira as principais notícias do US Open

Mas o primeiro a incomodar os gigantes do tênis foi Alexander Zverev. O tenista alemão surpreendeu a todo o circuito com títulos consecutivos nos Masters de Roma e Montreal em 2017, batendo Djokovic e Federer nas finais. No ano seguinte, novamente o torneio romano foi marcante para nova geração. Zverev repetiu sua campanha contra Dominic Thiem (25 anos) que fazia sua primeira final de Masters na ocasião.

Nadal conseguiu frear um pouco os embalados tenistas nos torneios seguintes. Campeão em Roma e em Toronto, ele conteve os avanços não só Zverev, como também o grego Stefanos Tsitsipas nas decisões. O final da temporada de 2018, entretanto, acabou com a nova geração campeã dos últimos torneios. Karen Khachanov (23 anos) superou Djokovic em sets diretos na final do Masters de Paris e Zverev triunfou no ATP Finals de Londres.

Zverev campeão do ATP Finals, ao lado o vice: Djokovic/Foto: Divulgação

Quem ficou no quase novamente em 2019 foi Tsitsipas. Djokovic não cedeu a partida ao grego, que ficou com o vice em Madrid. Outro vice veio para a "Next Gen" em Montreal, com Medvedev perdendo para Nadal. Porém, o russo chegou forte a sua segunda final consecutiva em torneios desta magnitude e, em Cincinnati, ele colocou seu nome na lista de campeões de Masters em uma campanha irretocável que contou com triunfo sobre Djokovic.

Leia mais:
Confira as principais notícias do US Open

O sucesso da nova geração em Masters, entretanto, ainda não se repetiu em Grand Slams. Tsitsipas é quem foi mais longe ao fazer semifinais no Australian Open. No US Open, os jovens tenistas tentam superar a decepcionante campanha que tiveram em Wimbledon. No Slam britânico Zverev e Tsitsipas não passaram da primeira rodada, enquanto os russos Khachanov e Medvedev pararam na terceira rodada.

Da redação

Publicado em 20 de Agosto de 2019 às 18:30


Notícias US Open Alexander Zverev Daniil Medvedev Karen Khachanov Stefanos Tsitsipas Rafael Nadal Novak Djokovic Roger Federer