Australian Open

Tsitsipas faz partida dos sonhos, elimina Federer em quatro sets e avança no Australian Open

Sensação grega brilhou no saque para virar partida emocionante contra o atual campeão em Melbourne


Foto: Divulgação/Australian Open

O grego Stefanos Tsitsipas alcançou a mais importante vitória da carreira na manhã deste domingo (20). Jovem de 20 anos que ocupa atualmente a 15ª colocação do ranking, ele eliminou o suíço Roger Federer, atual campeão do Australian Open, em uma batalha de quatro sets encerrada com parciais de 6/7 (11-13), 7/6 (7-3), 7/5 e 7/6 (7-5) depois de 3h45. Classificado para as quartas de final, Stefanos agora enfrentará pela primeira vez na carreira o espanhol Roberto Bautista Agut, algoz do croata Marin Cilic.

Leia mais:

Nadal não dá chances a Berdych e avança às quartas no Australian Open
Com direito a pneu, Collins elimina Kerber e avança às quartas no Australian Open

Do alto de seus 1,93m Tsitsipas achou em seu potente e bem colocado serviço uma forma de incomodar Federer. Alternando entre saques angulados e no corpo, a sensação grega evitou duas chances de quebra no primeiro game da partida e depois disso não foi mais desafiado a etapa inicial. O suíço não ficou atrás e fez bom uso de seu saque para manter a parcial empatada, o que rendeu um disputado tie-break.

Nele, Federer cometeu uma série de erros não-forçados com seu forehand e por pouco não entregou a vitória para o adversário, que chegou a ter três set points, mas soube usar toda a excelência em seu saque para sair desse 'buraco' e, na sequência, fechar a parcial em sua quarta tentativa para sair na frente do placar depois de 58 minutos.

O segundo set teve um Roger mais soberano em quadra e desafiador nos games disputados no saque de Tsitsipas. Contra um adversário que precisou jogar um número maior de jogadas com o segundo serviço, ele foi eficiente nas devoluções e teve em três games a chance de quebrar a poderosa arma do número #15 do mundo. No sexto game, Tsitsipas salvou três break points com grande esforço. No oitavo, o grego lutou por 12 minutos e evitou uma nova chance de quebra para manter a igualdade no placar. O suíço ainda teve quatro oportunidades de não só quebrar, como também de fechar o placar na segunda parcial, mas viu um guerreiro Stefanos lutar por cada um dos pontos e se manter na disputa. Aguerrido, Stefanos colheu o frutos dos esforços no tie-break, quando apresentou seu melhor tênis na partida até então e igualou o marcador.

O momento então foi favorável a Tsitsipas. Confiante, ele recuperou a eficiência no segundo serviço e passou atuar de forma agressiva, obrigando Federer a arriscar mais. O hexacampeão em Melbourne teve uma pequena brecha no sétimo game e por duas vezes teve chances de quebrar, mas o promissor adversário rapidamente as evitou. Com isso, Stefanos se empolgou e passou a jogar ainda melhor, ao ponto de aprovar a queda de rendimento do suíço para marcar a primeira quebra de saque da partida (depois de 25 break points salvos até então, sendo 12 de Federer) e assim virar o placar.

Tsistipas seguiu bem no quarto set. Sólido, ele continuou com um ótimo saque, acertou sete aces e empurrou a responsabilidade para Federer. O ex-líder do ranking até tentou continuar na disputa, apostando em boas jogadas na rede, mas viu seus erros novamente atrapalharem e o astro da NextGen vencer a partida depois de mais um tie-break.

Comemoração grega

"Eu sou o homem mais feliz do mundo no momento", comemorou Stefanos Tsitsipas. Com a classificação, ele se tornou o primeiro grego, homem ou mulher, a ir tão longe em um Grand Slam. "É impossível descrever o que você sente neste estádio, desde crinaça eu sonhei com isso, mas hoje estou aqui e não posso acreditar", finalizou ele, que encerrou o sonho de Federer. O suíço buscava o sétimo título no Aberto da Austrália e o centésimo da carreira.

Da redação

Publicado em 20 de Janeiro de 2019 às 09:54


Notícias Roger Federer Stefanos Tsitsipas Australian Open 2019 Roberto Bautista Agut