ATP Tour

Shapovalov derruba Nadal em Roma; veja resultados do dia

Rafa chegará em Roland Garros sem ter alcançado final em um torneio no saibro


Reprodução Twitter

Denis Shapovalov vence Rafael Nadal e avança às quartas de final do Masters 1000 de Roma. Com parciais de 1/6, 7/5 e 6/2, o canadense anotou sua segunda vitória contra Rafa e enfrentará Casper Ruud na próxima rodada.
 
A última vez que Nadal havia caído antes das quartas de final no torneio italiano foi em 2008 quando perdeu na estreia para Juan Carlos Ferrero, atual treinador de Carlos Alcaraz.
 
Em 437 partidas disputadas pelo atual campeão do Australian Open na terra batida, esta foi apenas a 11a vez que ele perde após sair na frente no placar.
 
Arriscando muito nos golpes no início da partida, Shapovalov teve início bastante errático. Diferente do canadense, Rafa começou a partida muito sólido e cometeu apenas três erros não forçados na primeira parcial. Aproveitando duas quebras, venceu os últimos cinco games e fechou em 6/1 na primeira oportunidade.
 
Mais focado, Denis conseguiu tomar a dianteira de um set pela primeira vez depois que conquistou os três games. Apenas administrando a vantagem, chegou a abrir 4/1, mas viu Rafa se recuperar e igualar a série. Ao contrário do que aconteceu na primeira parcial, o decacampeão passou a errar bastante tanto de forehand quanto de backhand. Sacando em 4/5, salvou um set point do canadense, mas não conseguiu fazer o mesmo em 5/6.
 
Claramente incomodado com lesão no pé e chegando a mancar em quadra, Rafa chegou a sair na frente quebrando Shapovalov no primeiro game do último set. Seguindo o foco da segunda parcial, o cabeça de chave 13 devolveu a quebra logo em seguida e, a partir do 2/2, venceu os últimos quatro games da partida encerrando o confronto em 2h36.
 
Outro campeão de Roma que entrou em quadra nesta quinta-feira foi Novak Djokovic. Em partida aguardada contra Stan Wawrinka, o sérvio passou com facilidade anotando 6/2 e 6/2.
 
Cedendo apenas quatro pontos com os dois serviços, o sérvio se aproveitou da falta de ritmo do suíço para quebrar o saque duas vezes e sair na frente vencendo o primeiro set em 31 minutos.
 
Com uma quebra logo de cara, o pentacampeão apenas seguiu confirmando seus games de serviço para abrir 3/1. Com um pouco mais de oscilação dos dois lados, o jogo contou com três quebras seguidas e Djokovic se viu sacando pro jogo em 5/2. Em game limpo, encerrou na primeira oportunidade.
 
O número um vai enfrentar Félix Auger Aliassime na próxima rodada depois do canadense ter passado por Marcos Giron com tranquilidade. Para se manter na liderança do ranking, Djokovic precisa ao menos chegar na semifinal. Caso contrário, Daniil Medvedev irá reassumir o posto.
 
Confira os resultados do dia:
Zverev d. de Minaur - 6/3 e 7/6
Tsitsipas d. Khachanov - 4/6, 6/0 e 6/3
Auger Aliassime d. Giron - 6/3 e 6/2
Sinner d. Krajinovic - 6/2 e 7/6
Garin d. Cilic - 6/3, 4/6 e 6/4
Djokovic d. Wawrinka - 6/2 e 6/2
Ruud d. Brooksby - 6/3 e 6/4
Shapovalov d. Nadal - 1/6, 7/5 e 6/2
 
Quartas de final definidas no masculino:
Djokovic x Auger Aliassime
Shapovalov x Ruud
Sinner x Tsitsipas
Garin x Zverev
Marcela Linhares

Publicado em 12 de Maio de 2022 às 18:19


Notícias ATP Roma Masters Roma Rafael Nadal Nadal Shapovalov Djokovic Wawrinka Zverev Tsitsipas Ruud Sinner