US Open

Ranking ATP: saiba como a queda de Djokovic abre a briga pelo número #1

Sérvio defendia 2000 pontos pelo título de 2018 no Slam norte-americano e pode perder a liderança nos próximos meses


Djokovic não conseguiu defender o título no US Open (Foto: Reprodução Twitter/US Open)

A desistência de Novak Djokovic no US Open, na noite do último domingo, durante duelo contra Stan Wawrinka, influencia muito mais do que apenas a disputa do Slam norte-americano. Ela coloca fogo também na disputa pelo topo do ranking da ATP.

Leia mais:

+ Confira as principais notícias do US Open

Wawrinka vence Djokovic: veja os melhores momentos da partida do US Open

+ Djokovic, sobre desistência no US Open: "A dor era constante há semanas"

Com a queda nas oitavas, o sérvio defende apenas 180 dos 2000 pontos que tinha pelo título de 2018. Isso fará com que ele caia de 11.685 para 9.865. Ele não corre risco de perder o topo na próxima atualização, mas a briga será forte nas semanas seguintes.

Seu perseguidor mais próximo, neste momento, é Rafael Nadal. No ranking oficial, ele soma 7.945 pontos, defendendo 720 no US Open. Em caso de título no Major, o espanhol chegará a 9.225, o que o deixaria 640 atrás de Djoko. E aí entraria a grande vantagem para o Touro Miúra.

Depois do Slam norte-americano, ele não tem mais pontos a defender no ano, já que em 2018 encerrou a temporada mais cedo por lesão no joelho. Com isso, ele só tem a somar, o que o colocaria em ótima situação para diminuir a distância, mesmo se não ganhar o título em Nova York, e até passar Nole para assumir a ponta.

Nadal é o líder em pontos considerando apenas 2019 (Foto: Darren Carroll/USTA)

Se considerarmos apenas a pontuação de 2019, Nadal já tem vantagem sobre o sérvio: 7.225 a 7.085. Ou seja, se mantiver o ótimo desempenho no ano, as chances de o maiorquino fechar o ano no topo são bastante reais.

E há ainda Roger Federer na disputa, embora um pouco atrás. No ranking oficial, ele tem 6.950 pontos. Como caiu nas oitavas do US Open em 2018, ele já está em campanha positiva neste ano com a chegada às quartas. E, se levantar o troféu em Nova York, chegará aos 8.770, 1.095 a menos que Djokovic.

O suíço não tem a mesma vantagem de não defender pontos, como Nadal. Ele ainda precisará salvar 1620 pontos até o fim do ano, o que o coloca atrás do espanhol na briga.

Vale ressaltar que Novak tem o maior valor a defender até o fim da temporada: 2.600 pontos. Por isso, é importante que se recupere bem das dores no ombro. Caso acabe perdendo mais algumas disputas por conta de lesão, sua permanência no topo ficará praticamente insustentável.

+ Confira as principais notícias sobre Roger Federer

+ Confira as principais notícias sobre Novak Djokovic

+ Confira as principais notícias sobre Rafael Nadal

Da redação

Publicado em 2 de Setembro de 2019 às 13:55


Notícias Novak Djokovic US Open Roger Federer Rafael Nadal