Número 1 do Brasil treina com espanhol Carlos Martinez Comet na preparação para a gira de saibro

A brasileira Bia Haddad Maia, atual número 70 do ranking da WTA, iniciou uma nova fase na carreira ao começar a treinar com o técnico espanhol Carlos Martinez Comet em Barcelona, visando a temporada de saibro na Europa. A tenista fará duas semanas de preparação antes de disputar o WTA 125 de Oeiras e, na sequência, os WTA 1000 de Madrid e Roma, além de Roland Garros. A parceria com o treinador, que já trabalhou com nomes como Svetlana Kuznetsova e Daria Kasatkina, será inicialmente um período de testes até Wimbledon. Bia busca recuperação após início de temporada difícil, com apenas uma vitória em 2026, tendo optado por focar nos treinos e na reestruturação do jogo antes da sequência decisiva do circuito.
Bia Haddad, atualmente no 70º lugar no ranking da WTA, iniciou nesta semana uma nova etapa em sua carreira ao começar a treinar com o técnico espanhol Carlos Martinez Comet, em Barcelona.
“Estou feliz em começar o trabalho com o Carlos que tem bastante experiência e é uma pessoa muito trabalhadora. Motivada para aprender, organizar meu jogo e treinar nesse novo ambiente aqui em Barcelona”, disse a brasileira.
A tenista fará duas semanas de treinos no saibro antes de começar a gira pela Europa, no WTA 125 de Oeiras. Depois, seguirá para os WTAs 1000 de Madrid e Roma, além de Roland Garros.
Martinez Comet já foi treinador de Svetlana Kuznetsova, Daria Kasatkina e Simona Halep, além de vários nomes do tênis espanhol, como Feliciano López, Fernando Vicente e Galo Blanco, entre outros. Mais recentemente, trabalhou com a francesa Lois Boisson, semifinalista de Roland Garros 2025.
O espanhol de 51 anos chegou a ser 400º do mundo no ranking da ATP de simples e top 200 de duplas. Kuznetsova venceu dos títulos em 2016 com Martinez Comet como seu técnico, em Sidney e Moscou. Naqule ano, ela ainda foi as finais de Indian Wells, Miami e Madrid e se classificou ao WTA Finals.
Já em 2018, ele ajudou a russa Margarita Gasparyan a conquistar o seu segundo título WTA, em Tashkent, quando ela era a 299ª do mundo. Carlos é o proprietário da CMC Competition, academia de tênis na região de Barcelona.
Entre 2019 e 2023, ele trabalhou com Daria Kasatkina. Neste período, ela alcançou o top 10, jogou sete finais WTA, com quatro títulos, foi até a semifinal de Roland Garros 2022 e também conseguiu a classificação ao WTA Finals daquele mesmo ano.
A parceria com Bia Haddad é em período de testes e, a princípio, vai até o torneio de Wimbledon, podendo ser estendida posteriormente.
A brasileira tem apenas uma vitória no ano, diante de uma tenista sem ranking no qualifying do WTA 1000 de Doha, e nove derrotas.
Após perder para Zeynep Sonmez na primeira rodada de Miami, Bia Haddad desistiu do WTA 500 de Charleston e da Billie Jean King Cup para focar na preparação para a sequência da temporada.
Bruno da Silva
Publicado em 02/04/2026, às 10h36
+lidas