Polêmica

Preterido por Nadal, Verdasco desabafa e pede valorização a demais tenistas espanhóis

Madrilenho não se considerada uma "sombra" do número um do mundo e lembra que há outros grandes tenistas na Espanha


Divulgação
Cabeça 9 na Austrália, Verdasco precisou de muita luta nesta quarta para avançar na chave
Depois de um péssimo final de temporada em 2010, quando perdeu a chance de assegurar sua vaga na ATP Finals de Londres, o espanhol Fernando Verdasco parecia começar o novo ano com a velha rotina - derrotas precoces. Em Brisbane, na primeira semana de 2011, fracasso na estreia para o alemão Benjamin Becker e a incerteza de voltar a jogar seu melhor tênis. Porém, o próximo evento a vir seria o Aberto da Austrália, torneio que o promoveu em 2009, quando o madrilenho chegou às semifinais.

Divulgação
Verdasco é um dos muitos espanhóis vivos ainda na Austrália
Seria o primeiro Grand Slam da temporada um divisor de águas para o ano de Verdasco? Chegaria ao fim a má fase e o recomeço de uma jornada rumo aos primeiros lugares do ranking mundial? Ainda é muito cedo para responder, mas o que importa é que, a ponto da terceira rodada, o jogador de 26 anos ainda está vivo.

Após a fácil vitória na estreia diante do alemão Rainer Schuettler, Verdasco teve pela frente o sérvio Janko Tipsarevic, que teve tudo para causar a maior surpresa do torneio até aqui. Com dois match-points no serviço, quando sacava em 6/5 no quarto set, o espanhol cresceu na hora certa e, aproveitando algumas brechas do adversário, virou uma batalha de quase quatro horas para assegurar uma vaga na próxima fase na Austrália.

Divulgação
Espanhol afirmou que há mais jogadores espanhóis talentosos e que merecem respeito

Em entrevista coletiva, o "galã espanhol" afirmou que o importante triunfo desta quarta-feira é um combustível a mais para o restante da temporada. Questionado se se autoconsiderava uma sombra de Rafael Nadal, Verdasco foi enfático em dizer que apenas espera ser um melhor jogador em quadra. "Já respondi a essa pergunta muitas vezes. Não me considero uma sombra de Rafa, porque você tem outro jogador que é número 1 ou 2 do mundo nos últimos seis anos?

 Não? Ele fez um trabalho maravilhoso nesses anos vencendo torneios e muitos Grand Slams. Estou tentando melhorar meu jogo e tentar vencer grandes torneios também. Acredito que receberei o que mereço como todo mundo", declarou o atual número nove do ranking da ATP.

Ainda sobre a questão da imprensa, por muitas vezes, lembrar apenas de Nadal como único representante do país que faz sucesso no esporte, Verdasco não poupou elogios aos demais jogadores que também deixam sua marca no circuito ao longo dos anos. "É claro que ele é número um, então, muitas vezes, todo mundo fala somente dele e não dos outros. Não somente eu, mas também temos Ferrer, Ferrero, Almagro. Acho que temos grandes tenistas espanhóis na atualidade e temos que nos orgulhar disso. Acho que isso é o mais importante", opinou o jogador, que enfrenta o japonês Kei Nishikori na próxima rodada do evento australiano.

Confira aqui os espanhóis que ainda estão disputando a chave do Australian Open:

Divulgação
David Ferrer é um dos espanhóis ainda vivos no primeiro Major de 2011
Masculino:

Rafael Nadal (1) vs Ryan Sweeting (EUA)

David Ferrer (7) vs Michael Russell (EUA)

Fernando Verdasco (9) vs Kei Nishikori (JAP)

Tommy Robredo vs Sergiy Stakhovsky (UCR)   

Nicolas Almagro (14) vs Ivan Ljubicic (CRO) (17)

Feliciano Lopez (31) vs Bernard Tomic (AUS)

Pere Riba vsJurgen Melzer (11) (AUT) 

Guillermo Garcia-Lopez (32) vs Eduardo Schwank (ARG)

Feminino:

Maria Jose Martinez Sanhez (26) vs Alize Cornet (FRA)

Carla Suarez Navarro vs Kim Clijsters (3) (BEL)

Lourdes Dominguez Lino vs Flavia Pennetta (23) (ITA)

 

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Nadal, Bellucci e duplas brasileiras jogam na madrugada desta quinta em Melbourne

+ "Ganhar de Hewitt na sua casa é algo que nunca vou esquecer", admite Nalbandian
+ "Conheço o caminho para vencer as partidas", confia Del Potro

+ Presa fácil para Nadal, Daniel desabafa: "Sou batalhador em todos os dias"
+Parceiro de Guga e carrasco brasileiro, Lapentti anuncia aposentadoria

ESPECIAL:Australian Open - Apesar de ser um Grand Slam, o Australian Open, pela sua distância e fuso horário, sempre ficou um pouco em segundo plano. Mas, em 2010, a Revista TÊNIS esteve lá pela primeira vez e conta como é o tênis na terra dos cangurus, ou coalas, se preferir  (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Janeiro de 2011 às 13:44


Notícias