ATP

Nadal anuncia desistência da gira asiática por conta de dores no joelho

Espanhol pode perder o número #1 do mundo


Maiorquino sofreu com dores no joelho em toda sua campanha em Flushing Meadows. Foto: USTA/Darren Carroll

Atual número #1 do mundo, Rafael Nadal não jogará a gira asiática nesta temporada. Por meio de sua conta no Twitter, o espanhol anunciou a decisão na manhâ desta quarta-feira (19), justificando-a por conta da não recuperação da lesão no joelho que o fez desistir do duelo com o argentino Juan Martin del Potro, durante as semifinais do US Open.

"Olá a todos, como vocês sabem, eu tive que me retirar da semifinal no Aberto dos EUA e na segunda-feira passada eu estava em Barcelona olhando com os médicos a situação do meu joelho. O desconforto no meu joelho não é novidade e por isso decidimos, juntamente com minha equipe médica e técnica, não participar da gira asiática para recuperar o joelho da maneira que sempre fizemos. Lamento não poder estar com todos os inúmeros fãs na China e com os organizadores dos torneios de Pequim e Shangai que sempre tiveram toda a atenção comigo e com a minha equipe", declarou o canhoto de 32 anos.

Sem poder jogar no ATP 500 de Pequim, onde foi campeão após vitória por 6/2 e 6/1 sobre o australiano Nick Kyrgios, e o Masters 1000 de Shangai, torneio no qual ficou com o vice-campeonato após perder para o suíço Roger Federer, Nadal deixará de defender 1100.

Por conta disso, Rafa terá sua liderança do ranking ameaçada até o final da temporada, uma vez que Federer e o sérvio Novak Djokovic, segundo e terceiro na lista, respectivamente, estão aptos para a disputa dos torneios realizados na Ásia. Djokovic, inclusive, não defende nenhum ponto até dezembro e aparece como favorito ao trono de principal tenista do circuito masculino. Caso descontados os pontos dos torneios acima citados, a diferença entre Rafa e Nole cai para apenas 1215. Entretanto, o atual campeão e Wimbledon e do US Open só tem seu nome garantido na lista de Shangai e precisaria solicitar um dos convites reservados para os tenistas do top 10 no ATP 500 de Tóquio ou em Pequim para assumir o posto antes do Masters de Paris Bercy.

Da redação

Publicado em 19 de Setembro de 2018 às 10:02


Notícias Rafael Nadal ATP ATP 500 de Pequim Masters 1000 de Shangai